Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Yma Sumac

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Yma Sumac, nome artístico de Zoila Augusta Emperatriz Chavarri del Castillo (Cajamarca, 13 de setembro de 1922 — Los Angeles, 1 de novembro de 2008) foi uma soprano, mezzosoprano, contralto, tenor, e barítono peruana.
Nos anos 1950, ela era uma das artistas mais famosas da música exótica, e se tornou um sucesso internacional baseado nos méritos de seu enorme alcance vocal que ia acima de três oitavas, o que era habitualmente aclamada por alcançar 4 ½ oitavas.

Zoila del Catillo nasceu em 13 de setembro de 1922, em Cajamarca, Peru. Ela adaptou o nome Yma Sumac na América do Sul, antes de ir aos Estados Unidos. Tal nome foi baseado no nome de sua mãe, que derivava de Ima Shumaq, que significava “linda flor”, e até mesmo “linda garota”, como declarou em algumas de suas entrevistas.

A primeira aparição de Yma Sumac no rádio foi em 1942, sendo que neste mesmo ano, se casou com o maestro Moisés Vivanco. Yma gravou no mínimo 23 canções da música popular peruana na Argentina em 1943. Essas gravações foram muito bem recebidas pela Odeon (gravadora que gravou suas primeiras canções) e teve a participação do grupo de Moisés Vivanco, Companhia Peruana de Arte, composto por 46 dançarinos, cantores e músicos de origem indígena. Em 1946, Yma e Vivanco se mudaram para a cidade de Nova Iorque, onde atuaram como o Inca Taky Trio, onde Sumac cantava como soprano, sua prima Cholita Rivero como contralto e também como dançarina e Vivanco no violão.

Vídeos

Principais álbuns

Tendência musical

110.691ouvintes no total
1.030.493scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes