Biografia

Warren G, nome artístico de Warren Griffin III, (Long Beach, Califórnia, 10 de Novembro de 1970) é um rapper e produtor americano. Seu maior sucesso foi a canção “Regulate” com Nate Dogg em 1994. A maioria das produções de Warren trata-se do tema G-Funk. Warren G é um meio-irmão do grande produtor e rapper Dr. Dre. De acordo com o Hit Music ele vendeu 1.080.000 de cópias no Reino Unido entre janeiro de 1990 a janeiro de 1999 e ficou em 92º entre os artistas que mais venderam na década.

Carreira

Em 1991, Warren G formou o grupo 213 junto com Snoop Dogg e Nate Dogg. Warren apresentou ao grupo seu meio-irmão Dr. Dre, que ficou impressionado com Snoop Dogg e Nate Dogg, e rapidamente se firmaram em sua gravadora e de Suge Knight, a Death Row Records. Antes de realizar qualquer gravação, os três artistas tiveram que dar um começo a suas carreiras solo. No começo Death Row não firmou com Warren G, sua carreira começou com algumas colaborações no álbum de Dr. Dre, The Chronic, em 1992. Warren G regularmente contribuía em vários álbuns editados pela Death Row, no começo sua relação pessoal com Suge Knight não era lá a mais amigável.

O álbum de estréia de Warren sai em 1994, com Regulate…G Funk Era, que trazia o grande sucesso “Regulate”, com samples do clássico Michael McDonald, “I Keep Forgettin’”. Também obteve sucesso em “This DJ”, com o vídeo da MTV.

Seu álbum seguinte foi em 1997, Take a Look Over Your Shoulder. Foi o disco mais leve recebido com um grande aceitamento comercial, sobre todo com o “rap remix” de “I Shot the Sheriff” de Bob Marley.

I Want It All foi gravado em 1999, representou um aceitação comercial menor de Warren G. Considerado como seu disco mais consistente, oferecia uma fusão de jazz e rock, e artistas convidados como Mack 10, Snoop Dogg, Kurupt e Eve. O primeiro single, “I Want It All”, é um sample da música “I Like It” de DeBarge”. Neste tempo, se presenciou uma imagem menos gangsta de Warren G.

The Return of the Regulator foi o álbum lançado em 2001 já assinado com Universal Records, e eleito o melhor álbum do ano da costa oeste, não tão feliz ficou a Universal que não promoveu o álbum e que foi um fracasso nas vendas. Utilizando uma batida similiar a de seu primeiro álbum, Warren tratou de recrear sua magia de 1994 em vão. O álbum teve muito poucas vendas e nenhum single teve grande sucesso. O disco foi um ponto alto artístico para Warren G, já que várias canções como “Something for You to Bounce To” e “Young Locs Slow Down” são clássicos do artista.

Em 2003, Snoop Dogg, Nate Dogg e Warren G se reuniram de novo com o 213 para a gravação de The Hard Way, com o single “Groupie Love”, o álbum foi liberado em 2004 e entrou na #4 posição da Billboard.

Em 11 de Outubro de 2005, Warren gravou um novo disco, chamado In the Mid-Nite Hour, por uma gravadora independente. Em dezembro de 2005 assinou com a UniqueInc LTD (Reino Unido) para o Reino Unido e Irlanda, Craze Productions de Londres estão fazendo as distribuições digital, e as vendas pela Hawino Records para o lançamento para a América do Norte.

Em 2006, Warren G juntou-se ao elenco da quinta temporada de Celebrity Fit Club do canal VH1 e produziu também a música tema de Ice Cube’s TV, do programa Black. White.

Editado por Tchuly em Fev 13 2008, 16h10

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.