Biografia

Vanilla Ninja foi uma banda feminina estoniana que esteve em atividade de 2002 a 2008. Fundada na capital de Tallinn, o grupo original consistia em Piret Järvis (vocalista e guitarrista), Marya Roxx (Maarja Kivi; vocalista e baixo), Lenna Kuurmaa (vocalista e guitarrista) e Katrin Siska (tecladista). A banda se lançou como participante do Eurolaul de 2003, a seleção da Estônia para o Eurovision Song Contest daquele ano. As Vanilla Ninja apresentaram a canção “Club Kung Fu” e chegaram ao oitavo lugar na competição. A popularidade da música fez com que ela fosse lançada como o primeiro single do álbum de estreia das estonianas, o autointitulado Vanilla Ninja (2003). Após o sucesso que o grupo obteve na Estônia, as Vanilla Ninja se expandiram para o mercado europeu. O segundo álbum, Traces of Sadness (2003), atingiu popularidade na Europa Central, principalmente nos países de língua alemã. Os singles do álbum, “Tough Enough”, “Don’t Go Too Fast”, “Liar” e “When The Indians Cry”, tornaram o grupo num dos da Estônia de maior sucesso internacional.

Após a saída de Kivi em 2004, Triinu Kivilaan assumiu o lugar da ex-integrante. As Vanilla Ninja lançaram o terceiro álbum Blue Tattoo (2005), que deu continuidade ao sucesso da banda na Europa. Dos três singles do disco, “Blue Tattoo”, “I Know” e “Cool Vibes”, o último foi a canção que o grupo apresentou no Eurovision de 2005, representando a Suíça após seleção interna. As Vanilla Ninja ficaram em oitavo lugar na final da competição, dando à Suíça o melhor desempenho do país no Eurovision desde 1993. Kivilaan saiu do grupo após o concurso. Järvis, Kuurmaa e Siska seguiram em trio e lançaram os singles “Dangerzone” e “Rockstarz”, do álbum Love Is War (2006). O grupo foi indicado a Melhor Artista Báltico nos MTV European Music Awards de 2006. Com as vendas em declínio do disco, as Vanilla Ninja se lançaram na Ásia e na América Latina, onde atingiram pouco sucesso. A banda competiu no Eesti Laul 2007, novo formato de seleção da Estônia para o Eurovision, com “Birds Of Peace” e chegou ao quarto lugar na final. Aos poucos, as Vanilla Ninja pararam de realizar turnês e cada integrante seguiu sua própria carreira em áreas que incluem, além da música, a moda e a televisão. As Vanilla Ninja foram um dos grupos de maior sucesso da Estônia na década de 2000.

Editado por lucasrs em Jun 21 2015, 3h49

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 2002
Separou-se em
  • 2008
Fundada em
  • Tallinn

Você está vendo a versão 5. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.