Biografia

Värttinä é um grupo da música folclórica finlandesa criado em 1983 em Rääkkylä, Finlândia, na região da Carélia. Atualmente, a banda é composta por três vocalistas femininas apoiadas por 3 músicos acústicos. Todas as músicas são cantadas no dialeto careliano do finlandês.

Fundado pelas irmãs Sari Kaasinen e Mari Kaasinen (que continuam a liderar o grupo), as Värttinä tiveram variadíssimas formações ao longo dos anos (chegaram a incluir um coro de 21 crianças), cantoras entraram e saíram, as portas abriram-se aos homens (atualmente, as Värttinä incluem seis músicos homens na sua formação), mas nunca perderam o contato com a música tradicional da sua terra-natal, apesar de nos últimos anos a sua música ter se aproximado perigosamente do pop, principalmente quando o grupo trocou os temas tradicionais pelas suas próprias canções. Mais recentemente, trabalharam com o famoso compositor indiano A.S. Rahman no musical O Senhor dos Anéis.

Site Oficial: www.varttina.com

Editado por rramses em Mar 6 2011, 4h07

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1983
Fundada em
  • Rääkkylä, Finlândia
Membros da banda
Site oficial

Você está vendo a versão 4. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.