Biografia

Um grupo de oito amigos de infância formam a banda UB40 na área de Moseley, Birmingham, inicialmente tocando covers de músicas de seus astros favoritos de reggae.
O grupo fez sua estréia ao vivo em fevereiro de 1979 e passou o restante do ano compondo músicas e apresentando-se ao vivo em pubs e clubes locais.

1980 - A banda é convidada por Chrissie Hynde, dos Pretenders, para apoiar seu grupo em uma turnê. O UB40 produz seu single de estréia, King/Food For Thought, pela Graduate, selo local independente. Ele chega à 4ª posição na parada nacional de singles. O álbum de estréia do UB40, Signing Off, chega à segunda posição.

1981 - A banda deixa a Graduate e cria seu próprio selo, Dep International. Seu segundo álbum, Present Arms, repete o sucesso do primeiro, chegando à segunda posição nas paradas. One In Ten torna-se seu quarto single top dez em um ano enquanto Present Arms In Dub é o primeiro álbum dub a entrar no Top 40 britânico.

1983 - Labour Of Love, uma homenagem aos artistas de reggae que inspiraram o UB40, deu a eles seu primeiro álbum número 1, que permaneceu nas paradas por 18 meses. O primeiro single do álbum, Red Red Wine, é o primeiro single nº1 na Inglaterra em agosto. Cinco anos depois, ele também fica no topo das paradas americanas.

1985 - O cover do UB40 de I Got You Babe (Sonny & Cher), gravado como um dueto com Chrissie Hynde, dá à banda seu segundo single nº 1 em agosto.

1986 - O UB40 leva o reggae aos russos em outubro tornando-se um dos primeiros grupos do oeste a excursionar pela União Soviética. Seu show divisor de águas em Moscou é gravado e lançado no ano seguinte como UB40 CCCP.

1987 - The Best Of UB40 Volume 1 chega à terceira posição nas paradas inglesas de discos e permanece no Top 40 por mais de 2 anos e meio.

1988 - O grupo apresenta-se em junho com Chrissie Hynde no show ‘Free Nelson Mandela’, em Wembley. Outra colaboração em estúdio com a vocalista dos Pretenders, Breakfast In Bed, do álbum UB40, dá à banda outro top dez.

1989 - Labour Of Love II gera os hits top dez Kingston Town e Homely Girl.

1993 - Promises And Lies torna-se o maior disco do grupo, vendendo incríveis 9 milhões de cópias mundialmente. O disco produz outro grande hit com (I Can’t Help) Falling In Love, que rende à banda seu terceiro nº 1 na Inglaterra e seu segundo líder de paradas nos EUA.

1994 - O UB40 toca diante de públicos recorde, totalizando 250,000 na África do Sul.

1997 - A banda grava seu 12º álbum de estúdio, Guns In The Ghetto, na Jamaica.

1998 - O UB40 trabalha com astros modernos do jazz, incluindo Beenie Man e Lady Saw, no disco The Dancehall Album, e lança o terceiro volume de Labour Of Love, álbum com outro single top dez em Come Back Darling.

1999 - O UB40 toca para um público televisivo de um bilhão na Índia.

2000 - A banda completa a turnê européia Night Of The Proms com Chrissie Hynde, Coolio, Alessandro Saffina e ainda uma orquestra e coral de 120 integrantes.

2001 - A banda lança um novo álbum de estúdio, Cover Up, e marca o 21º aniversário de Signing Off, seu primeiro long-player, com uma turnê britânica e um show comemorativo de aniversário no NEC em Birmingham, cuja arrecadação é doada para a Campanha Contra a AIDS das Nações Unidas.

2002 - O disco The Fathers Of Reggae traz muitos convidados, incluindo Gregory Isaacs Ken Boothe, Mighty Diamonds e John Holt cantando as músicas do UB40, junto ao grupo. Depois das históricas visitas à URSS e África do Sul, o UB40 faz outro show marcante, desta vez em um festival para a paz em Colombo, capital do Sri Lanka.

2003 - A banda recebe um prêmio Ivor Novello por Realizações Internacionais e assegura um álbum top 10 com The Platinum Collection, box triplo com toda a série Labour Of Love. Seu 22º álbum, Homegrown, inclui Swing Low, música oficial da vitoriosa campanha do time inglês de rugby na Copa do Mundo de Rugby em 2003, na Austrália. A música torna-se o 49º single da banda nas paradas inglesas. As únicas bandas com mais hits são The Shadows, Status Quo e Queen.

2004 - A banda faz a turnê de Homegrown pelo mundo e finaliza um aclamado DVD ao vivo, Homegrown In Holland. Ela volta a Birmingham e começa a trabalhar no novo álbum, produzindo-o de maneira tradicional como uma banda de oito integrantes tocando juntos no estúdio.

2005 - No 25º aniversário de seu primeiro single e álbum, o UB40 lança seu 23º disco, Who You Fighting For. Eles também juntam-se a Eric Clapton para seu primeiro show no Royal Albert Hall, em benefício do fundo Teenage Cancer. E enquanto se preparam para mais shows, permanecem a mesma gangue de oito amigos responsáveis pela criação do grupo há 27 anos.

Editado por emerpanichi em Out 14 2007, 22h05

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.