(Veneza, 8 de Junho de 1671 – Veneza,17 de Janeiro de 1751) foi um compositor italiano barroco. Enquanto em sua época era famoso por ser compositor de óperas, ele é lembrado atualmente principalmente por sua música instrumental, algumas das quais são regularmente regravadas. Seu Adagio em Sol Menor, que é na verdade um reconstrução posterior, é uma das obras barrocas mais frequentemente regravadas.

Música e influência

Ele escreveu cerca de cinqüenta óperas, das quais 28 foram produzidas em Veneza entre 1723 e 1740, mas atualmente é famoso por sua música instrumental, especialmente seus concertos para oboé.

Sua música instrumental atraiu a atenção de Johann Sebastian Bach, que escreveu pelo menos duas fugas sobre o tema de Albinoni e constantemente usava os baixos dele como exercícios de harmonia a seus pupilos.

Muito do trabalho de Albinoni foi perdido na Segunda Guerra Mundial com a destruição da Biblioteca Estadual de Dresden; deste modo, pouco se conhece sobre seus trabalhos e músicas compostas após meados da década de 1720.

O famoso Adágio de Albinoni é uma reconstrução de 1945 de Remo Giazotto a partir de um fragmento do movimento lento de um trio sonata que ele descobriu entre as ruínas da Biblioteca Estatal. Essa composição musical foi usada com maior notabilidade no filme de 1981 Gallipoli, que é cenário na Primeira Guerra Mundial para a batalha de mesmo nome.

Editado por alan_davis em Ago 24 2007, 3h22

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.