Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar

Biografia

  • Data de nascimento

    22 Junho 1948 (idade 75)

  • Local de nascimento

    Upper Darby Township, Delaware County, Pennsylvania, Estados Unidos

Todd Harry Rundgren (22 de junho de 1948) é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor norte-americano. Foi aclamado na fase inicial de sua carreira como um novo prodígio do pop, graças ao sucesso de seu LP duplo Something/Anything? (1972), que rendeu-lhe um disco de ouro e é apontado como um dos melhores álbuns de todos os tempos. A carreira solo de Rundgren produziu uma gama musical extremamente diversa, e durante os 70's e 80's ele dedicou-se também à banda de rock progressivo Utopia. Seus maiores sucessos foram as canções Hello It's Me e I Saw The Light. Produziu, dentre outros, álbuns de New York Dolls, Halfnelson, The Band, Badfinger, Grand Funk Railroad, Hall & Oates, Ian and Sylvia e Meat Loaf.

Nasceu em Upper Darby, próximo à Philadelphia, Pennsylvania, e começou sua carreira em uma banda chamada Woody's Truck Stop. Em 1967 formaria o Nazz, um quarteto que gravou três álbuns de garage rock antes de se dissolver em 1970. É importante frisar que além de tocar e cantar, Todd produzia e coordenava tudo relacionado à banda. Sua carreira solo começou em 1970, com o disco Runt. Após seu debut, Todd recebeu ajuda de Tony Sales para as composições do próximo álbum. Juntos eles compuseram We Got To Get You A Woman. A música entrou nas rádios e ficou nas paradas por um bom tempo. O álbum Runt: The Ballad of Todd Rundgren saiu em 1971 e se tornou um clássico do rock romântico. Em 1972 seria lançado Something/Anything?, que permanece até hoje como o disco mais aclamado e de maior sucesso do artista, trazendo vários hits como I Saw The Light e It Wouldn't Have Made Any Difference.

O próximo disco levaria o nome de A Wizard, A True Star (1973) e continuaria dando hits a Rundgren, dentre eles I'm So Proud e Ooh Baby Baby. Em 1974 seria lançado o disco Todd, seguido por Initiation (1975) e Faithful (1976), que trazia a incrível canção Love of a Common Man. Depois de dois anos, Todd retornaria à cena musical com o disco Hermit of Mink Hollow. O álbum traz o artista em plena forma. Músicas como All the Children Sing, Bread e a clássica Can We Still Be Friends fizeram deste trabalho um dos mais aclamados de sua carreira.

Todd entrou nos anos 80 com incríveis versões de clássicos dos Beatles e outras bandas conceituadas, coisa que ele já fazia há algum tempo. O primeiro álbum de inéditas desta década chamou-se Healing e foi lançado em 1981. Na seqüência veio o estranho The Ever Popular Tortured Artist Effect e o surpreendente A Capella (1985). Rundgren havia perdido a popularidade e resolveu se concentrar em outros projetos, fazendo alguns trabalhos como produtor de estúdio e para a Broadway. Em 1989 sairia o inédito Nearly Human. Este disco é considerado bem superior aos anteriores da época. Após este álbum o cantor sairia em turnê e passaria até pelo Japão. O show em Tóquio foi gravado em vídeo e nele destacam-se as músicas Real Man e Love in Action. No início dos anos 90, Todd ainda lançaria mais um disco dentro dos padrões, 2nd Wind.

A partir daí Rundgren começou a flertar com a modernidade, utilizando efeitos eletrônicos e virtuais. Chegou ao cúmulo de mudar seu nome artístico e passou a se denominar TR-I, lançando os discos TR-I No World Order (1992), TR-I No World Order Lite (1994) e TR-I The Individualist (1995). Neste período, uma bomba explodia na mídia. Sua filha com Bebe Buell, a atriz e modelo Liv Rundgren, era na verdade filha de Steven Tyler. Com a revelação, ela mudou o nome para Liv Tyler e perdeu o contato com Todd e sua família. Ainda nos 90's, viriam os albuns Up Against It (1997) e With A Twist (1997). Este último trazia versões inusitadas de velhos clássicos de Todd, todos num estilo de bossa-nova. Com a era dos computadores, o artista começou a fazer seus trabalhos através da internet. Hoje ele reside no Havaí e possui um site onde mantém contato direto com fãs e músicos, disponibilizando canções e parte de seu arquivo pessoal.

Os 00's continuaram prolíficos para Rundgren, e com eles vieram One Long Year (2000), composto de material gravado através de seu site, Liars (2004) onde ele faz um comeback ao som pop de seus álbuns clássicos e Arena (2008), quase inteiramente mixado no computador. Seu último álbum, (re)Production, foi lançado em setembro de 2011 e contém regravações de faixas que ele produziu para outros artistas.

Editar esta wiki

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Artistas parecidos

Atrações em destaque

API Calls