Biografia

Tino Rossi (Ajaccio, França em 29 de Abril de 1907 - Neuilly-sur-Seine, França em 26 de Setembro de 1983) foi um cantor e actor françês de origem corsa.
Tino Rossi, de seu nome, Constantino Rossi, nasce no número 43 da rue Fesch em Ajacio. Na sua juventude já ia tocando guitarra e entoando umas canções, pelo que partiu para Marselha onde procurou continuar a vida artística actuando em vários clubes de férias da Riviera Francesa. Nos anos 30 parte para Paris onde obtém grande sucesso, tornando-se um dos grandes ídolos da canção romântica da época. Para este sucesso contribuiu, para além da sua voz e da sua figura de “Latin lover”, o compositor Vincent Scotto(1876-1952) que lhe escreve as suas primeiras grandes canções. Nos anos seguintes repete-se sempre o mesmo: por todo o lado onde passa as salas estão cheias para o ver e ouvir.
Grava mais de 1 000 canções que vendem por todo o mundo mais de 300 milhões de discos. Para além da canção participa também como actor em mais de 25 filmes, sendo o mais conhecido Si Versailles m’était conté… de Sacha Guitry.

Tino, a quem os habitantes de Ajaccio chamam familiarmente “Tintin”, veio a falecer de cancro em 26 de Setembro de 1983 com 76 anos. Está sepultado em Ajaccio. À semelhança de Napoleão também Tino é alvo de um verdadeiro culto pelos locais.

Editado por cicerolandre em Nov 9 2008, 16h17

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 2. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.