The Mountain Goats é o projeto musical do canto/compositor e guitarrista John Darnielle. A revista The New Yorker referiu a ele como “Melhor compositor não-hip-hop da América”. No artigo de junho de 2006, revista Paste nominou Darnielle um dos “100 melhores compositores ao vivo”. As letras de Darnielle são literais e repletas com imaginário com referências da literatura clássica, religião e mitologia, cultura pop, arte, e história. Outros possuem vagas referências ao seu padrasto, e com o álbum de 2005 The Sunset Tree, Darnielle ofereceu uma descrição mais íntima da sua experiência de abuso na infância.

Darnielle começou a se apresentar sob o nome de The Mountain Goats em 1991 em Claremont, Califórnia, onde frequentou Pitzer College e trabalhou como enfermeiro psiquiátrico. O nome da banda, The Mountain Goats, é uma referênca à canção “Yellow Coat” de Screamin’ Jay Hawkins . O primeiro álbum de Darnielle, Taboo VI: The Homecoming, foi lançado pela Shrimper Records. Muitas de suas primeiras gravações tinham acompanhamento de uma banda de reggae totalmente formada por garotas, The Casual Girls, que ficaram conhecidas como The Bright Mountain Choir. Um dos membros do grupo, Rachel Ware, continuou acompanhando Darnielle no baixo, tanto em estúdio quanto ao vivo, até 1995.

Altamente prolífico, desde o começo dos anos ‘90, Darnielle lançou mais de uma dúzia de álbuns com The Mountain Goats, 6 cassettes, various singles 7”; 10” e 12” EPs e contribuiu com outros projetos.

Editado por pedroschlemper em Jun 7 2013, 20h22

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 5. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.