Biografia

The Jackson 5 foi um famoso grupo musical dos EUA nos anos 60. Michael Jackson e seus irmãos eram os integrantes do grupo. O grupo conseguiu um grande sucesso no início, com suas 4 primeiras musicas (I Want You Back, ABC, The Love You Save e I’ll Be There) alcançando o topo das paradas americanas e top 10 em muitos países do mundo. Faziam grandes performances e encantavam o público em geral, principalmente por serem tão novos, com suas musícas de estilos variados sendo apresentadas de forma brilhante pelo grupo. Foi no grupo em que Michael Jackson começou a se destacar como dançarino e cantor. Esses garotos tão novos cantavam musícas que falavam de relacionamentos amorosos que, por isso, provavelmente não entendiam direito o que cantavam. O grupo teve um sucesso muito grande nos anos 70, mas a falta de interesse e liberdade para o grupo fazer suas próprias musícas por parte da Motown fez o grupo, com exceção de Jermaine, sair da gravadora e assinar um contrato com a EPIC. Depois disso o grupo passou a se chamar The Jacksons As vendas do grupo em singles e álbuns, incluindo coletâneas, podem chegar a 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

Joseph organizou Jackie, Tito, Jermaine e dois outros jovens vizinhos, Milford Hite (na bateria) e Reynaud Jones (nos teclados) em um número chamado The Jackson Brothers (Os Irmãos Jackson) em 1962. Em dois anos, Michael e seu irmão mais velho Marlon começaram a tocar atabaque e pandeiro, respectivamente. Em 1966, Michael tornou-se o vocalista principal do grupo. Ele tinha então oito anos de idade.

O Sucesso na Motown
Com Michael à frente, o grupo começou a excursionar fazendo apresentações e venceu um concurso para amadores no Harlem, em Nova York. Os Jackson assinaram seu primeiro contrato de gravação com a Steeltown, uma gravadora local, em 1967, e tiveram seu primeiro sucesso regional com a canção Big Boy em 1968.

Os Jackson Five foram descobertos por dois grupos musicais da época, Gladys Knight & the Pips e Bobby Taylor & the Vancouvers, que os levaram para a gravadora Motown em 1968. Berry Gordy, chefe da Motown, comprou o contrato da gravadora Steeltown e assinou com os Jackson em março de 1969. Berry Gordy levou os Jackson para a cidade de Los Angeles e os transformou em astros mundiais. Ainda em 1969 os Jackson Five foram apresentados ao grande público por Diana Ross, e foram oficialmente lançados como a próxima grande atração da Motown.

Os primeiros quatro singles do grupo, I Want You Back e ABC de 1969, e The Love You Save e I’ll Be There de 1970, todos tornaram-se primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos. Outros sucessos incluem Mama’s Pearl e Never Can Say Goodbye de 1971, Lookin’ Through the Windows de 1972, Get It Together de 1973 e Dancing Machine de 1974. Os Jackson Five gravaram catorze álbuns para a Motown, e Michael, Jermaine e Jackie ainda gravaram álbuns solo como parte da “franquia” Jackson Five. Michael gravou quatro álbuns solo enquanto esteve na Motown, com sucessos como Got to Be There, Rockin’ Robin, I Wanna Be Where You Are e o sucesso número um, Ben, entre outros. Muitos dos sucessos dos Jackson Five foram produzidos por produtores da Motown – Berry Gordy, Freddie Perren, Alphonzo Mizell, Deke Richards e Hal Davis.

A Saída Para a Epic
Em 1975 os irmãos Jackson assinaram um novo contrato com a CBS Records, indo para a divisão Philadelphia International e pouco tempo depois foram para a Epic Records. O novo negócio com a CBS rendeu bons lucros e liberdade de criação, coisas que eles não tinham muito na Motown. Ao saber que os Jackson Five haviam assinado um contrato com outra gravadora, a Motown rescindiu o contrato ficando com os direitos sobre o nome e o logotipo do grupo. Além disso, Jermaine, que havia casado com Hazel, filha de Berry Gordy, optou por permanecer na Motown para seguir carreira solo. Agora como The Jacksons e o irmão mais novo, Randy, no lugar de Jermaine, os irmãos continuaram sua carreira de sucesso, fazendo turnês internacionais e gravando seis álbuns entre 1976 e 1984. Hits desse período incluem Enjoy Yourself e Show You The Way To Go de 1976, Blame It on the Boogie de 1977, Shake Your Body (Down to the Ground) de 1978 e Can You Feel It e ‘This Place Hotel de 1980. O grupo The Jacksons ainda continuaria gravando bem na década de 1980, inclusive trazendo Jermaine de volta para a gravação e turnê do álbum Victory de 1984. No final da década, Michael e Marlon não eram mais membros do grupo, que acabou em 1990.

Rumores de que o grupo se reuniria novamente, com a participação de Michael, chegaram a circular pela imprensa em 2005. Porém, o mais famoso dos irmãos vivia dificuldades com a justiça e a volta teria sido adiada. Porém, em novembro de 2007, Jermaine teria declarado ao canal BBC 6 Music que o grupo estava gravando novo material e que poderiam sair em turnê em 2008. Sobre a participação de Michael, Jermaine teria tido “ele estará envolvido” e “ele tem que estar, ele é um Jackson!”.

Editado por ca_jackson em Jun 11 2010, 22h58

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 10. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.