Biografia

Biografia
Terje Typdal nasceu no dia 23 de agosto de 1947 em Oslo, Noruega. Rypdal forjou ao longo do tempo um estilo incomum, misturando elementos encontrados na música new age, rock e jazz. Ligado ao selo ECM desde o começo dos anos 70, a técnica de Rypdal foi aprimorando seus sons densos e espaciais de uma maneira pouco comum.

Apesar de ter sido treinado como um pianista, Rypdal era autodidata em guitarra e no início foi muito influenciado por Jimi Hendrix. Ele freqüentou Universidade de Oslo onde aprendeu o conceito cromático lidiano de organização tonal através de seu criador, George Russell.

Rypdal tocou com Russell durante um tempo e depois começou uma associação com Jan Garbarek no final dos anos 60. Ele formou o grupo Odissey em 1972 e conduziu vários grupos pequenos desde metade dos anos setenta. Importante guitarrista e compositor norueguês, Terje Rypdal recebeu admiração dos críticos americanos de jazz.

Ele gravou continuamente para a ECM a partir de 1972, utilizando como sidemen o saxafonista Garbarek, o pianista Bobo Stenson, o trompetista Palle Mikkelborg, o baixista Miroslav Vitous, o baterista Jack DeJohnette e o violoncelista David Darling.

Editado por gandomble em Nov 28 2007, 8h11

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.