Biografia

Tamia Washington-Hill (registrada Tamia Renée Washington) nasceu em 9 de maio de 1975 em um conjunto residencial popular em Windsor, Ontário, Canadá.

Filha de uma mãe adolescente, Tamia raramente viu seu pai ao crescer (sua mãe, uma canadense negra de 17 anos, teve um relacionamento rápido com um franco-canadense, do qual ela foi fruto). Mais velha entre quatro filhos, aos seis anos, começou a cantar no coral da igreja local. Logo se interessou por canto, dança e interpretação. À medida que foi crescendo, fez algumas apresentações teatrais em sua terra natal. É casada com o astro de basquetebol da NBA Grant Hill, com quem tem uma filha, Myla Grace. Profissionalmente é conhecida apenas como Tamia.

Em 1993, Tamia ganhou o YTC Vocal Achievement Award, e, em 1994, o Steve Ross Music Scholarship Award no American Academy Annual Salute to Excellence. Nesse mesmo ano, a jovem cantora foi a uma festa realizada por sua empresária, Brenda Richie, em homenagem à então sensação musical Luther Vandross. Enquanto estava na festa, Tamia encontrou o cantor Quincy Jones, que imediatamente se deu conta do enorme talento da moça e a pôs para cantar em seu álbum – Q’s Jook Joint – a música You put A Move on My Heart, a qual ficou entre as dez da paradas R&B Billboard, fazendo a contora fosse indicada ao Grammy como melhor vocal R&B.

Em 1995, Tamia gravou o single Missing You, com Brandy, Gladys Knight e Chaka Khan, para a trilha sonora de Set It Off. A música foi logo indicada ao Grammy. 1997, a cantora apareceu como atriz num pequeno papel em Speed II: Cruise Control, que tinha como estrela Keanu Reeves. Ela também apareceu cantou uma das músicas da trilha Sonora com a música Make Tonight Beautiful.

Em abril de 1998, Tamia lança o seu primeiro álbum homônimo. Nele, ela conta com as participações de Jermain Dupri, Keith Crouch, Tim Kelly, Bob Robinson, Mario Wynans e Quincy Jones. Em 2000, a jovem cantora assina um contrato com a Elektra Records. Nesse mesmo ano, ela lança A Nu Day. O álbum, que contou com a participação de Missy Elliott, ganhou o Disco de Ouro. Logo após, Tamia lança Stranger In My House. Após esse grande hit da música dance, ela parou por um tempo para cuidar de seu bebê.

Em meados de 2003, ela lança o álbum Still, produzido por Babyface (o lançamento do álbum havia sido adiado em virtude de a cantora ter sido diagnosticada com esclerose múltipla). Algumas faixas deste CD são Mr cool, It’s A Party, No Way, e a música favorita da cantora, Smile. Tamia também é co-autora de algumas músicas, como Whispers e Don’t Ask Why, com Peter Lord e Jeff Smith. A música Officially Missing You é a primeira faixa do álbum.

Editado por [usuário excluído] em Mar 12 2008, 10h53

Fontes

Wikipédia

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.