Biografia

Apontada pela crítica como a grande embaixadora das tradições mestiças afro-peruanas, Susana Baca apresenta em concerto o mais recente trabalho “Travesias”, que surge quatro anos depois do álbum “Lamento Negro” (2002) que lhe valeu um Grammy. Na bagagem, a cantora peruana traz canções em castelhano, francês, inglês, italiano e até uma em português: Estrela, que no disco se ouve interpretada em dueto com Gilberto Gil, seu autor.
Susana Baca é frequentemente comparada a Cesária Évora, ou às cubanas Célia Cruz ou Omara Portuondo, pelo trabalho que tem desenvolvido a partir da vertente mais africana das tradições populares do seu país, onde são também muito fortes as raízes indígenas e a influência europeia.
Susana Baca nasceu em Lima, no Peru, e cresceu numa pequena cidade costeira chamada Chorrillos, nos arredores da capital. O seu pai era motorista de uma família rica, a sua mãe cozinheira. O pai era cantor e guitarrista amador, tocava músicas tradicionais peruanas que escutava dos povos dos Andes que vinham junta à costa na época da colheita do algodão. Embora sempre quisesse ser cantora, estudou para professora, para satisfazer a sua mãe. Farta de bater a portas para pedir apoio – porque, como explica numa entrevista, é negra e canta música negra – com o seu marido, Ricardo Pereira, criou a sua própria editora para gravar o primeiro disco. Em 1995 recebeu um telefonema de David Byrne que lhe disse querer encontra-se com ela. Foi o primeiro encontro no que se veio a revelar uma parceria artística frutuosa. O reconhecimento internacional surgiu em 1996 com “Maria Lando”, um tema retirado do álbum “The Soul of Black Peru”, produzido por David Byrne e lançado pela editora do músico, Luaka Bop. Desde então, mantém-se a parceria artística entre Susana Baca e o ex-Talking Heads que contribuiu para a divulgação da música da cantora peruana nos EUA e na Europa. Actualmente, Susana Baca tem um lugar garantido em qualquer catálogo de world music que se preze e é um dos nomes maiores da canção sul-americana.

fonte: http://www.aoficina.pt

Editado por renatarezzende em Mai 23 2007, 0h18

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras