Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar

Biografia

  • Data de nascimento

    20 Julho 1966 (idade 57)

  • Local de nascimento

    Seattle, King County, Washington, Estados Unidos

Stone Carpender Gossard (Seattle, 20 de julho de 1966) é um guitarrista estadunidense e, juntamente com Jeff Ament e Mike McCready, é membro fundador da banda de rock norte-americana Pearl Jam.

Cresceu entre uma classe média-alta onde seu pai era Advogado e sua mãe estava ligada à Música, cresceu com mais três irmãs de nome Eleanor, Star e Shelly. Estudou na Northwestern Seattle Music School of the Arts, onde refinou as suas técnicas de Guitarra entre outros instrumentos, mais tarde, Stone foi influenciado pelo Punk/Hard Rock da altura vindo dos Led Zeppelin, Kiss, The Ramones, Neil Young e AC/DC.

Estudou na mesma Escola com o futuro Guitarrista do Mudhoney, Steve Turner. No princípio dos anos 80, Stone começou a tocar com algumas Bandas de Garagem de Seattle como "The Ducky Boys" com Steve Turner e nos "March of Chrimes" com Ben Shepperd (futuro baixista dos Soundgarden) e, eventualmente, com os Green River que incluia também Turner (mais tarde substituído por Bruce Fairweather, ex-Deranged Diction) e Alex Vincent (Baterista), outro colega da Northwest School, igualmente juntou-se Jeff Ament (Baixista, ex-Deranged Diction) e Mark Arm (Vocalista/Guitarrista), Stone também teve uma passagem por uma Crew Musical do Noroeste de Seattle. Os Green River, juntando-se a bandas locais como Soundgarden, The Melvis, Malfunkshun, SkinYard e U-Men, ajudaram a formar um EP, intitulado "Deep Six" em 1984 com vários singles de cada Banda, o que seria conhecido mais tarde como o som "Grunge" - riffs de Rock/Metal com a agressividade Punk.

A banda, como Green River foi a primeira do movimento Grunge a sair de Seattle para darem espetáculos, mostrando assim o som que saía de Seattle naquela altura. Após editarem uma música da Colectânea "Subpop 200" de Bandas da Editora Subpop nos principios de 1985, a Banda garante o seu primeiro Álbum "Come on Down" em 1985 e, a Banda teve apenas mais dois EP independentes da Subpop Label "Rehab Doll" e "Dry has a Bone" lançados em fins de 1987 juntos após a Banda ter ido duas vezes a estúdio e serem-lhes negado a edição dos álbuns no mercado devido a problemas de dinheiro da Editora.

A separação da banda deu-se em 1988 durante um Concerto em que Jeff enviou todos os bilhetes que a Banda tinha para oferecer a grandes Editoras e Produtores, Mark envolveu-se em polémica com Jeff, pois os bilhetes eram para oferecer aos seus amigos, mesmo assim com o fim da Banda deixaram a sua marca no nascente "Seattle Movement". Gossard, juntou-se ao antigo Baixista de Green River, Jeff e ao Guitarrista Bruce e, decidiram formar uma Banda nova que fosse mais alinhada ao Punk/Rock de Garagem que eles admiraram nos seus anos de formação.

Dois novos elementos acrescentam-se há nova Banda, Andrew Wood e Regan Hagar, ambos ex-Malfunkshun, Hagar entrou apenas como Baterista temporário, a Banda chamar-se-ia Lords of the Wasteland, mais tarde, o baterista foi susbsituido por Greg Gilmore (ex-Ten Minute Warning).

A Banda mudou o nome para Mother Love Bone, exibindo o extravagante e impressionante Vocalista Andrew Wood. A banda imediatamente chamou a atenção das Editoras e foi motivo de uma guerra entre elas, eventualmente eles foram para a PolyGram.

O EP Shine foi lançado em principios de 1989 e, com o sucesso deste trabalho eles alcançaram o estrelato, mas como, frequentemente, ocorre com as Bandas debutantes, isto não lhes garantiu o futuro. As vésperas do lançamento do Álbum intitulado Apple da Polygram Records em 1990, Wood sucumbiu a uma overdose de heroína. Devastados, a Banda separou-se, mas, Gossard e Ament juntaram-se novamente para formar uma nova Banda e após algum tempo de avaliação das suas carreiras musicais e do que já tinham conseguido atingir.

Stone Gossard, escreve o "Gossman Project" que era constituido por algumas músicas em Guitarra e apresenta-as a Jeff Ament, que aqui decidem formar uma nova Banda a partir desse Projeto, recrutam assim Mike McCready (ex-Love Childe, Guitarrista) e juntam-se a Matt Cameron, Baterista dos Soundgarden que estava nesse momento em pausa durante uma Tour e agrupam-se para gravarem uma "Demo Tape" instrumental do "Gossman Project".

Gravam-na, fazem cópias e enviam-nas para alguns colegas de outras Bandas na procura de um Vocalista. Através de Jeff Ament, uma "Demo Tape" chega a Jack Irons de San Diego (Baterista da altura dos Red Hot Chili Peppers) que a entrega a um subtil e calmo Vocalista que não tinha banda na altura chamado Eddie Vedder, mas, que tinha mostrado provas de ser bom músico na Banda, Bad Radio. Eddie faz uma remix da "Demo Tape" e manda-a para Seattle que assim lhe garante uma audição com uma Banda já diferente nesta altura, na ausência de Matt Cameron outro Baterista entra na Banda, mesmo temporariamente, Dave Krusen dos Son of Men.

A banda, ainda sem nome garante uma audição de uma semana a Eddie Vedder, que após esse tempo já era membro da Banda, da Banda de nome "Mookie Blaylock". A Banda ensaiou, gravou e enviou várias "Demo Tape"´s para Editoras, uma chamada "Rough Mixes" foi aceite pela nova Editora Sony&Epic que lhes garantiu um contracto de sete discos. Os Mookie Blaylock, andaram entre 1990/1 a abrir concertos pelos Estados unidos com os Alice in Chains e, gravaram o Álbum "Ten" em Seattle, ainda com Dave Krusen, pois em Agosto de 1990 é substituído por Dave Abbruzzese (ex-Dr.Toungue), audição arranjada por Matt Cameron.

Nesta altura, o Vocalista dos Soundgarden Chris Cornell, que era colega de quarto com Wood na Faculdade, havia escrito diversas canções sobre o amigo e, perguntou a Gossard e Ament se eles se juntariam a ele para gravá-las, juntamente com Matt Cameron, McCready e Vedder para criar um Álbum Tributo. Inicialmente, intitulado "Temple of the Dog" e lançado em Abril de 1991 para um pequeno número de entusiastas, embora tenha se tornado um grande sucesso um ano mais tarde, foi gravado pela Sony&Epic e teve direito a um videoclipe.

A nova Banda de Gossard decidiu prosseguir com outro nome "Pearl Jam", lançando seu primeiro álbum "Ten" em 27 de Agosto de 1991. Não poderiam ter escolhido época melhor para o lançamento, porque o mundo inteiro estava sendo varrido pela "Explosão de Seattle" dos "Nirvana", "Soundgarden", "Alice in Chains", "Screaming Trees" e, "Mudhoney". Na Primavera de 1992, "Ten" tornou-se um dos discos mais populares do mercado, fazendo dos "Pearl Jam" uma das maiores Bandas de Rock do Mundo. O sucesso da Banda continuaria com os lançamentos de "Vs" em 1993, "Vitalogy" em 1994, "No Code" em 1996, "Yield" em 1998, "Binaural" em 2000, "Riot Act" em 2002 e, "Pearl Jam" em 2006, também com as suas sempre esgotadas Turnês Mundiais, passando por Festivais como Loolapalooza, Pinkpop e Roskwilde, entre outros e, participações em diversas Bandas Sonoras.

A banda é um dos grupos de Rock mais politicamente inovadores, tendo ganho prémios pela MTV em 1993, um Grammy em 1996, um American Awards em 2001, participando de diversos shows de beneficência como "Kosovo", "Tibete", "9/11" e, em 1994, Gossard e Ament foram a Washington protestar contra o monopólio da Ticketmaster sobre a venda de ingressos para os seus concertos, tendo ganhado o caso após terem feito um Free-Ticket Concert para vinte mil pessoas num Central Park nos Estados Unidos.

Além de seus deveres com Pearl Jam, Gossard fez uma participação especial com Eddie, Jeff and Chris em 1992 no filme dirigido por Cameron Crowe, "Singles" e, participou em Discos dos Thermadore e Calm Down Juanita. Assim como, abriu juntamente com Regan Hagar uma Editora chamada "Loosegroove Records" em Seattle, mas, também formou uma banda paralela com Hagar, os Brad, lançaram quatro Álbuns, "Shame" em 1993, "Interiors" em 1997, "Welcome to Discovery Park" em 2001 e "Brad vs Satchel" em 2005. Relativamente a Tournées abriram a Tour 2003 na Austrália dos Pearl Jam.

Em 2004, Gossard organizou o "Vote for Change" Festival, consangrando Bandas como Dave Matthews Band, Bruce Springsteen ou mais recentemente em 2006 com U2.

Editar esta wiki

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Artistas parecidos

API Calls