Biografia

Stanley Gayetsky (1927-1991) foi um músico do jazz conhecido como Stan Getz. Filho de pais russos-judeus e criado em Nova York, Getz tocou diversos instrumentos antes que seu pai lhe comprasse seu primeiro sax, aos 13 anos.

Em 1943 entrou para a Jack Teagarden’s band. Depois de tocar com outros conjuntos (1944 Stan Kenton; 1945 Jummy Dorsey; 1945-46 Benny Goodman), ficou conhecido como solista na Woody Herman Band (1947-49). Na década de 50 tornou-se popular tocando cool jazz com Horace Silver, Johnny Smith, Oscar Peterson, entre outros. Em 1958 mudou-se para Copenhagen na esperança de se livrar do vício em drogas que o acompanhava desde a adolescência.

Voltou para os Estados Unidos em 1961, tornando-se um dos principais músicos da fusão do jazz com a bossa nova. Em 1962 gravou com Charlie Byrd uma adaptação de Tom Jobim, “Só Danço Samba”, chamada “Jazz Samba”, que veio a ser um grande sucesso. Em 1963 ganhou o Grammy de performace de Jazz com “Desafinado”.

Ganhou outro Grammy por “The Girl from Ipanema” que gravou com Tom Jobim, João Gilberto e Astrud Gilberto, tornando-se uma das mais conhecidas músicas de todos os tempos. Ganhou mais dois Grammy com João Gilberto (Álbum do Ano e Performace de Jazz Instrumental) com o disco Getz/Gilberto, batendo A Hard Day’s Night, do The Beatles. A partir daí outros músicos como Wes Montgomery e Joe Henderson incorporaram a bossa nova e o jazz brasileiro ao seu trabalho.

Em 1967 gravou álbuns com Chick Corea e Stanley Clarke. Depois de outro retiro devido ao vício, desta vez na Espanha, experimentou na década de 80 elementos da música eletrônica e do fusion. Morreu em 1991 de câncer no fígado.

Editado por baixocontinuo em Set 20 2007, 2h27

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 2. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.