Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Sir Georg Solti

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Sir George Solti, KBE (Budapeste, 21 de outubro de 1912 — 5 de setembro de 1997) foi um maestro húngaro-britânico, de orquestras e de ópera. Ganhou 31 vezes os Grammy Awards e o Grammy Lifetime Achievement Award.1 , sendo considerado um dos maiores maestros do século XX.

Solti (em húngaro: Stern György) nasceu em Budapeste de uma família judaica, seus pais eram Móric(z) Stern e Teréz Rosenbaum. Seu primo foi László Moholy-Nagy, o mundialmente famoso pintor e fotógrafo judeu. Seu pai mudou seu nome e sobrenome para protegê-lo do anti-semitismo.

Ele aprendeu piano, mas aos quatorze anos, ouvindo Erich Kleiber conduzindo a Sinfonia Nº5 de Beethoven decidiu, imediatamente, que queria ser maestro. Estudou na Academia de Música Franz Liszt, tendo Béla Bartók, Zoltán Kodály, Leo Weiner e Ernst von Dohnányi como seus professores5 . Em 1935 ganhou reconhecimento como maestro e fez sua estréia na Ópera de Budapeste em 11 de Março de 1938 com Le Nozze di Figaro de Mozart, mas foi também a última performance. Nesse mesmo dia, Hitler anexa a Áustria e o anti-semitismo se tornou frequente na Hungria. Em 1939, com a invasão alemã, ele fugiu da Hungria devido à sua ascendência judaica, e foi morar na Suíça, onde continuava sua carreira como pianista, tendo ganho o Concurso Internacional de Piano de Genebra.
Infelizmente nunca mais viu seu pai, que morreu de causas naturais.
Depois da Segunda Guerra Mundial, Solti se tornou diretor musical da Orquestra do Estado Bávaro, em Munique. Em 1951 ele fez sua estréia no Festival de Salzburgo, conduzindo Idomeneo de Mozart.

Vídeos

Principais álbuns

Tendência musical

11.305ouvintes no total
76.706scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes