Biografia

Eilleen Regina Edwards, ou simplesmente Shania Twain, nasceu em Windsor, Ontário, Canadá, no dia 28 de Agosto de 1965. É considerada a Rainha do Country Moderno por muitos. Com apenas 4 álbuns editados em estúdio vendeu mais de 75 milhões de cópias no mundo, tornando-se assim uma recordista de vendas. Além disto, detém os recordes de: Ter o álbum feminino mais vendido da história, única artista da história a ter quatro certificados de diamante nos EUA, sendo a 6ª artista feminina que mais vendeu discos naquele pais, e a artista feminina de Country que mais vendeu discos no mundo.

Filha de Sharon e Clarence Edwards, cresceu em Timmins, Ontário, até que seus pais se separaram quando tinha 2 anos de idade. Sua mãe casou-se novamente com Jerry Twain, um indígena Ojibwa, a quem homenageou ao escolher o sobrenome Twain. Também relacionado a seu pai adotivo, temos que o nome “Shania” significa “Estou no meu caminho” na cultura Ojibwa.

Iniciou a carreira em 1993, com o lançamento de Shania Twain, seu primeiro álbum, que não foi um grande sucesso quando originalmente lançado, mas depois que Shania Twain começou a fazer sucesso, ela ganhou uma legião de fãs, que gerou mais interesse pelo álbum, fazendo ele ser certificado com o Disco de Platina nos EUA, com vendas de um milhão e meio de cópias. No mesmo ano em que se casou com o produtor Robert “Mutt” Lange, abdicou do sobrenome Edwards para se chamar Eilleen Regina Lange.

Com o seu segundo álbum, The Woman In Me, lançado em 1995, conseguiu o destaque mundial que merecia, por vender mais de 16 milhões de cópias em todo o mundo (12 milhões só nos Estados Unidos). Destaques para Any Man Of Mine, The Woman In Me (Needs The Man In You), Whose Bed Have Your Boots Been Under? e (If You’re Not In It For Love) I’m Outta Here!

Apostando em uma batida “Country Pop” para seu terceiro trabalho, lança o Come on Over, que vendeu mais de 40 milhões mundo a fora (22 milhões só nos Estados Unidos), sendo o álbum Country feminino mais vendido da história e o 6° álbum mais vendido de todos os tempos, nenhuma cantora jamais bateu esse recorde. Shania ocupa a 6ª posição da lista dos álbuns mais vendidos, sendo a única mulher, entre os 10 primeiros colocados, superando grandes artistas da música como Céline Dion, Madonna, Cher e Whitney Houston.

Em 2002, lança mais um álbum, Up!, outro grande marco de sua carreira, vendendo mais de 13 milhões pelo mundo (11 milhões só nos Estados Unidos), seguido de uma turnê mundial de 18 meses. Foi com que mostrou ao mundo o seu talento através dos inúmeros concertos que fez. O seu maior concerto aconteceu em Chicago, onde gravou um DVD.

Em 2004, lança o Greatest Hits, uma coletânea com os seus maiores sucessos, que vendeu cerca de 7 milhões de cópias pelo mundo.

Desde 2007, tem adiado o lançamento de um novo álbum, continuando apenas a afirmar que está escrevendo novas músicas. Em 2008, divorcia-se do seu ex-marido e compositor Mutt Lange, terminando assim um casamento de 16 anos.

Em 2009, participa como júri provisório no “American Idol”. Em 2010, mantém-se como júri no “American Idol”. Parece ter abandonado a sua carreira de cantora, estando apenas ligada ao mundo musical. Os seus projetos futuros não são conhecidos, mas fica a esperança dos fãs que volte a ter novas músicas e aos palcos.E foi nesse ano que divulgou em seu site um vídeo de seu aniversário de 44 anos ao lado de Fredéric Thiebaud,com quem viria a se casar em 1º de janeiro de 2011,no Caribe.

Recentemente,foi honrada com o prêmio Canadian Music Hall of Fame no Juno Awards 2011 e também ganhou sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood no mesmo ano. Em maio de 2011,lança sua autobiografia,entitulada “From This Moment On”.

No início de junho de 2011,ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood.
Em 12 de junho de 2011,sua canção mais recente,”Today Is Your Day”,foi lançada como um single promocional para acompanhar a série de documentários para TV Why Not?With Shania Twain (na OWN TV).

Nesse mesmo ano,teve participação em “White Christmas”,canção do álbum de Natal de Michael Bublé.
“Tukesgee”,o mais novo CD de Lionel Ritchie,também contou com a presença de Shania na famosa “Endless Love”,em uma versão country,que faz parte da trilha sonora da novela Avenida Brasil,da Rede Globo.

Agora,a canadense encontra-se na produção de seu novo álbum,ainda sem informações,e os fãs aguardam ansiosamente a bateria de 60 shows no Caesars Palace,em Las Vegas,que inicia-se dia 1º de dezembro de 2012,intitulado “Shania Still The One”,com duração de 2 anos.

Editado por LoveOfMyLifeST em Ago 22 2012, 1h10

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1993
Fundada em
  • Windsor, Ontário, Canadá

Você está vendo a versão 48. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.