Biografia

Grupo Seis com Casca: o erudito encontra o popular

Uma mistura bem dosada da sofisticação do clássico com os elementos da cultura tradicional brasileira. As tênues fronteiras entre as músicas erudita e popular desaparecem com o trabalho do Grupo Seis com Casca, uma nova promessa da boa música brasileira.

No repertório, composições próprias e de músicos como Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Nino Rota e Prokofiev. A interpretação de Soledad, do argentino Astor Piazzolla, encanta pelo belíssimo arranjo.

Ao trabalhar com temas da música popular, os integrantes fogem da repetição pura e simples: exploram novas combinações de timbres dos instrumentos e buscam uma maneira erudita de se pensar a música. Já quando fazem arranjos de obras clássicas, criam roupagens que as aproximam da música popular, adicionando elementos de ritmos brasileiros ou apenas adaptando a instrumentação: tocam Prokofiev, por exemplo, com guitarra e bateria.

Atualmente, o grupo realiza turnê de lançamento do disco pelo Brasil e prepara a gravação de novo CD e DVD ao vivo. Vale a pena conhecer essa “mistura” que promete encantar a todos, sejam aqueles que gostam de música de concerto, jazz e MPB, ou até mesmo aqueles que nem imaginam que podem vir algum dia a apreciar a música instrumental.

Sobre o sexteto
O Seis Com Casca surgiu na Universidade de São Paulo (USP) em 2007, onde os então alunos do departamento de música se juntaram para tocar composições do argentino Astor Piazzolla, mestre consagrado que sempre trabalhou no limiar da fronteira entre a música popular e a erudita.

Os integrantes Bruno Monteiro (piano), Potiguara Menezes (guitarra), Diogo Maia (clarinete), Nikolay Iliev (violino), Mauricio Biazzi (contrabaixo) e Nelson Carneiro (percussão e vibrafone) já têm uma diversificada experiência na carreira musical. Em seus trabalhos individuais, participaram de grandes orquestras como a Osesp, Osusp e Orquestra Municipal de São Paulo; de mostras e festivais como a Bienal de Música Contemporânea e o Festival Música Nova; de espetáculos teatrais como Honra (estrelado por Regina Duarte e Marcos Caruso) e de shows de artistas como Elba Ramalho, Moraes Moreira, Arrigo Barnabé, Fernanda Porto, entre outros.

O grupo se apresentou recentemente no Teatro Municipal de Ribeirão Preto e na casa de Cultura e Cidadania de Lins. O sexteto realizou concertos também no projeto Instrumental Sesc Santana, no Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa), no Centro da Cultura Judaica e no Centro Britânico, além de participar da inauguração de alguns pólos do Projeto Guri em várias cidades do interior paulista. Em 2008, o Seis Com Casca realizou uma apresentação com o compositor Dante Ozzetti, na qual tocou músicas e arranjos do renomado violinista.

O primeiro trabalho da banda, o CD independente “Plano Inclinado”, lançado em 2008, conta com as participações especiais de Janaina Pereira e Olívio Filho (Banda Bicho de Pé), da mezzo-soprano Adriana Clis e do ator Ricardo Leite, que faz em uma das faixas um mix de poemas de Drummond e Brecht com um conto de Clarice Lispector.


O trabalho do Seis Com Casca você confere na página oficial do grupo no MySpace. Acesse: http://www.myspace.com/seiscomcasca

Editado por potigrao em Out 6 2009, 14h48

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 5. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Gravadoras