Biografia

Helen Folasade Adu nasceu em uma cidadezinha nas vizinhanças de Lagos, capital da Nigéria, em 16 de Janeiro de 1959. Filha de pai africano (Bisi Adu) e mãe inglesa (Anne Hayes), Sade cresceu no North End de Londres.

Sua formação musical é de diva do jazz, muito mais do que do pop: ouvia Ray Charles, Nina Simone, Al Green, Aretha Franklin e Billie Holliday. E, a grande influência confessa, a brasileira Astrud Gilberto.

Sofisticada, ela estudou design de moda na St. Martin’s School of Art em Londres. Nos anos 80, explodiu no mundo do pop rock inglês, primeiro como frontwoman do grupo Pride, de funk, e depois ganhando o mundo com as hoje clássicas Smooth Operator (escrita com o colega de banda, Ray St. John), The Sweetest Taboo e Hang on to Your Love.

Seu disco de estréia, Diamond Life, ocupou o topo das paradas inglesas em 1984. Em novembro de 1985, lançou seu segundo cd (Promise) que ficou mais de seis meses nas listas dos mais vendidos dos Estados Unidos e de vários outros países do mundo. Sucesso merecido não só pela deliciosa e exótica “voz de veludo” da cantora, mas também por ter sido ela própria a responsável por muitas das composições do disco.

Em 1986, ganhou seu primeiro Grammy como “artista revelação”. Aos poucos, esmerou-se ainda mais na carreira de compositora e participou de discos como convidada, como os álbuns beneficentes do Greenpeace.

Álbuns de estúdio:
1984: Diamond Life
1985: Promise
1988: Stronger Than Pride
1992: Love Deluxe
2000: Lovers Rock
2010: Soldier of Love

Compilações:
1994: The Best of Sade
2011: The Ultimate Collection

Outros álbuns:
1992: Remix Deluxe (contem 5 faixas, lançado exclusivamente no Japão em 1992)
2002: Lovers Live

Algumas curiosidades:
É a artista solo feminina mais bem sucedida na história britânica, tendo vendido mais de 110 milhões de álbuns em todo o mundo.

Em 27/02/2002 Sade vence o Grammy como o melhor álbum (Lovers Rock), na categoria ‘Melhor álbum Pop’ na 44ª edição do Grammy.

Sade é divorciada e é mãe de uma garotinha. Ila nasceu em 21 de julho de 1996 e ao que tudo indica possui outro nome, maior e mais completo. No entanto sua mãe prefere que ela seja chamada assim.

Editado por [usuário excluído] em Set 19 2011, 1h11

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 4. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras