Biografia

Roy Buchanan nasceu em 1939 no estado do Arkansas, EUA, mas cresceu na Califórnia. Ele foi um dos grandes guitarristas de blues/rock, dono de um estilo próprio de tocar, criava gritos harmônicos altos peculiares na sua Telecaster.
Roy comprou sua primeira guitarra em 1953 e passou a estudar o blues dos grandes guitarristas da época. Nos anos 60 tocou com diversos artistas e, no final da década, montou sua própria banda.

Na década de 70 assinou contrato com grandes gravadoras (Polydor e Atlantic) e, apesar do relativo sucesso e reconhecimento de crítica, era insatisfeito com relação a sua liberdade de criação. Desiludido e se sentindo pressionado pelas grandes companhias, resolveu se retirar da música em 1981 dizendo que só voltaria a gravar quando pudesse compor o que bem entendesse.

Essa liberdade foi encontrada no selo Alligator, com quem assinou contrato em 1984 e lançou seu primeiro álbum pela gravadora em 1985. “When a Guitar Plays The Blues” foi seu primeiro disco puramente de blues, aclamado por crítica e público. Em 1986 lançou “Dancing On The Edge” com alguns convidados especiais. Em 1987 saiu seu último disco, “Hot Wires”. Ele disse na época: “Desde que vim para Alligator estou fazendo o que sempre quis, finalmente”.

Quando tudo parecia perfeito, Roy foi preso embriagado após uma discussão familiar. Na manhã seguinte, dia 14 de agosto de 1988, foi encontrado morto na cela, enforcado na própria camisa.

Acabava assim, tragicamente, a vida do “melhor guitarrista desconhecido” da história.

Editado por bovoc em Mar 5 2009, 2h33

Fontes

Mega Rock

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.