Muito antes de ser conhecido como grande vocalista na cena Hard Rock/Heavy Metal, a voz do metal (como ficou conhecido) Ronnie James Dio integrou bandas mais próximas do que era tendência no Rock’n’Roll em suas épocas, no caso as décadas de 50 e 60. Uma dessas bandas é a Ronnie Dio and the Prophets,

A formação era a seguinte:

Dick Bottoff- Guitarra
Ronnie James Dio - Vocais / Baixo
Nick Pantas - Guitarra
Tommy Rogers- Bateria / Percussão (mais tarde substituído por Gary Driscoll)


É uma das primeiras bandas de Ronnie James Dio (seu verdadeiro nome: Ronald James Padavona), que trazia além dele no baixo e vocais, Dick Bottoff na guitarra, Nick Pantas na guitarra e Tom Rogers na bateria. Muitos que começaram a curtir o Dio em sua carreira solo nos anos 80, ou mesmo no Rainbow e no Sabbath, nem imaginam que desde 1957 (!) ele vem atuando no ramo musical. Longe de ser um simples vocalista, Dio já tocou baixo, trompete e piano e gravou discos e compactos no melhor estilo Doo Wop, Soul, R&b, Pop e Rockabilly.

Em 1957, Ronnie James Dio e o guitarrista Nick Pantas formaram o The Vegas Kings. Depois mudaram o nome para Ronnie and The Humblers, depois Ronnie and The Red Caps e por último Ronnie Dio and The Prophets.

Era aquela coisa meio brega-romântica do final dos anos 50 / início dos 60. Então não espere ouvir algo como “Holy Diver” ou “The Last In Line”. Dio e seus profetas compunham temas próprios e executavam standarts da música pop, rock e soul da época, como “I Left My Heart In San Francisco”, “Red Top”, “Great Balls Of Fire”, “The Way Of Love” e “Say You’re Mine Again”.

A banda durou até o outono de 1967. Dio e Pantas seguiram em frente e formaram o The Electric Elves, que depois encurtou o nome para The Elves. Tudo acabou em 1970, depois da morte de Nick Pantas em um trágico acidente automobilístico envolvendo toda a banda.

Dio tinha verdadeira adoração pelas bandas vocais femininas produzidas pelo lendário Phil Spector, como as Ronnetes. Não é a toa que várias gravações dos Prophets contam com backing vocals femininos.

Créditos: http://poeirablog.wordpress.com

Editado por fabianolapola em Mai 24 2010, 13h05

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Outras grafias