Biografia

Robert Francis começou a ter aulas de piano antes que seus dedos pudessem alcançar os pedais. Quando ele tinha sete anos, sua mãe o incentivou a aprender a tocar violão para que ele pudesse tocar as músicas da tradicional ranchera que ela cresceu cantando com suas irmãs. Dois anos depois, Ry Cooder lhe deu seuprimeiro violão, um de aço vintage nacional. Na adolescência John Frusciante do Red Hot Chili Peppers o aceitou como seu aluno e só alguns anos mais tarde, ele lançou seu primeiro álbum One by One - com 19 anos. Seu segundo álbum Before Nightfall, incluiu ‘Junebug’ a canção que se tornou um sucesso comercial na Europa. Strangers in the First Place, seu novo lançamento e o primeiro pela Vanguard Records, representa um salto artístico de tirar o fôlego para o cantor, compositor e multi-instrumentista.

Francis e sua banda:
Baterista - Richard Gowen
Baixista - Rob Douglas
Guitarrista - Benji Lysaght
Tecladista- Ben Oginz

Mais tarde se juntaram como convidados especiais (para gravação do álbum Strangers in the First Place e shows ao vivo):

Mike Campbell , Jim Keltner, Ry Cooder, Joachim Cooder, Blake Mills e as irmãs Juliette and Carla Commagere.

Produtor - Martin Pradler (Ronnie Wood, Ry Cooder, The Pretenders)

A habilidade musical de Robert Francis decorre tanto de seus genes e sua educação. Seu pai é um produtor, pianista e colecionador que tem única e exclusivamente dedicado a sua vida à música clássica. “Ele é muito obsessivo com sua música”, diz Francis. “Mas isso me inspirou a encontrar minhas próprias paixões. Eu desenvolvi essa mesma abordagem para a minha música para ser esse extremo, viver e morrer por ela, em um sentido. “

Quanto ao momento em que ele teve sua primeira epifania musical, Robert Francis nunca vai esquecer aquela noite, quando ele tinha 10 anos. “Foi no aniversário de Harry Dean Stanton, e minhas irmãs estavam se abrindo o show para a banda de blues dle”, lembra. “Eu estava ‘zanzando’ na guitarra fora do clube quando o guitarrista na banda de Stanton deu sinal para eu entrar no palco. Ele pendurou sua grande Gibson ES-335 sobre meus ombros e eu comecei a tomar um solo. Eu olhei para Harry Dean no seu terno branco, segurando um copo alto e cantando, e então Chaka Khan entrou no palco e ela estava de joelhos cantando para mim. Esse foi o momento em que eu sabia que eu queria tocar música. Pouco depois que eu descobri Paris , Texas (clássico filme de Wim Wenders), Texas. As imagens e a forma como ele foi filmado, a trilha sonora de Ry - tudo aquilo me tocou de tal maneira que eu queria fazer daquilo minha vida.

E assim ele tem. Desde os primeiros momentos de clareza, Robert Francis cresceu de uma criança de olhos arregalados precoce à um jovem mestre de todos os aspectos de seu meio de expressão escolhido. Strangers in the First Place (seu novo álbum) documenta emocionadamente sua maioridade como um artista de primeira categoria.

Tradução: Filipe Lisboa

Editado por A_RodriguesJ em Ago 10 2012, 2h42

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras