Biografia

Robert Peter Williams, mais conhecido como Robbie Williams (nome artístico), nasceu em Stoke-on-Trent, Staffordshire, no dia 13 de Fevereiro de 1974. É um cantor de música pop britânico.

Foi membro do grupo Take That até o ano de 1995, quando deu início a carreira-solo. Alcançou o sucesso com a balada Angels, de 1997, do álbum Life thru a Lens.
Take That
O início da carreira musical deu-se no grupo Take That, fundado em 1990, com a qual conseguiu grande sucesso, tendo oito singles na lista de mais vendidos do Reino Unido. Daí, surgiram várias bandas similares no país. No entanto, havia boatos de que Williams não se ajustava muito ao grupo, causando brigas dentro do círculo. Abandonou o grupo em 1995. Williams retornou ao grupo em 2010 e, juntos, lançaram o multi premiado álbum Progress em Novembro do mesmo ano.

1996-1999: Los Angeles
Depois da saído do grupo, teve problemas com drogas e álcool. Começou a carreira-solo em 1996, com o single “Freedom ‘90”. Passou um curto período numa clínica de desintoxicação. Em 1997, lançou “Old Before I Die”. Os dois singles alcançaram os primeiros lugares das paradas inglesas.

Em dezembro de 1997, lançou “Life thru a Lens”, na qual se incluía o hit Angels. Com Angels, ficou na primeira posição das paradas durante 28 semanas e ressuscitou a carreira de Robbie, mesmo não sendo o número um na parada britânica de singles (ficou em 4º lugar em vendas). Angels foi eleita a melhor música dos últimos 25 anos (da época) pelos ouvintes da BBC e recebeu um prêmio especial na 15º edição do Brit Awards.

“I’ve Been Expecting You”, seu segundo disco, estourou em vendas no Reino Unido. Contava com as canções “Strong”, “Millenium” e “No Regrets”. Fez participação especial com Tom Jones na regravação de “Are You Gonna Go My Way?”, de Lenny Kravitz, em 1999.

2000-2003: Ascensão
Seu próximo álbum foi “Sing When You’re Winning”, em 2000. O sucesso do álbum foi “Rock DJ”, que obteve grande sucesso no Reino Unido e um certo reconhecimento no Estados Unidos. Fez várias homenagens em estilo Swing a Frank Sinatra, Sammy Davis Jr., entre outros, e contando com a participação de Nicole Kidman em uma faixa.

Houve polêmica no videoclipe de “Rock DJ”, em que Williams aparecia rodeado de mulheres, e fazia um strip-tease tirando toda a roupa até que, utilizando-se de efeitos especiais, arrancava sua pele. No final, aparecia somente o esqueleto dançando.

Lança “Escapology…” em 2002, na qual se encontram os sucessos “Feel”, “Sexed up” e “Come Undone”.

2004 - O Sucesso Continua
No outono de 2003, faz um grandioso espetáculo em Knebworth, entrando no Guinness por dois motivos: um por lotar Knebworth por três dias consecutivos, e outro por cantar no “maior karaokê do mundo” a canção “Strong”.

Em 2004, lança um disco “Greatest Hits”, contendo o melhor de seus sete anos de carreira e duas faixas-bônus: “Radio” e “Misunderstood”.

Já em 2005, lançou “Intensive Care”, da qual saíram três singles: “Tripping” [#1 Reino Unido; #1 França; #1 Alemanha; #5 Austrália], “Advertising Space” [#23 Reino Unido; #50 França; #67 Alemanha; #41 Austrália] y “Sin, Sin, Sin” [#32 Reino Unido; #69 França; #120 Alemanha; - Austrália]. Robbie diz ter sido o disco mais elaborado de sua carreira. Participa do Live 8.

Dia 23 de Outubro de 2006, saiu um disco novo: Rudebox. é um disco muito electro e muito diferente dos anteriores.

No dia 13 de Fevereiro de 2007, dia do seu aniversário, internou-se numa clinica de reabilitação por uso de anti-depresivos

Editado por ettabishop em Nov 5 2012, 17h23

Fontes (ver histórico)

Wikipédia

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1996
Fundada em
  • Stoke-on-Trent, Staffordshire

Você está vendo a versão 10. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.