Biografia

Rasputina é uma banda de . O conceito do grupo surgiu completamente formado; a idéia foi escrita em um manifesto por Melora Creager na década de 1980, inspirada em cenas filmes como E o Vento Levou, Oklahoma, Sete Noivas Para Sete Irmãos, nos quais havia cenas de mulheres em um grande quarto vestindo seus espartilhos e calçolas - ela queria fazer uma banda tirada de cenas assim. Por meio de anúncios no jornal, recrutou jovens cellistas - apenas mulheres - e formou a banda. Desde lá, é Creager que compõe todas as músicas. Com o passar do tempo, o grupo diminuiu a um power-trio e, em 2008, foi admitido um homem no cello.

As roupas sempre foram extremamente importantes. Inicialmente eram inspiradas estritamente em trajes do século XIX (Era Vitoriana), com espartilhos, calçolas, saia de armação. Com o tempo, isso mudou e se expandiu, deixando de seguir uma regra. As roupas, segundo a própria Creager, são uma mistura de ícones históricos - vão de índios americanos a cowboys e rainhas medievais decadentes.

Majoritariamente influenciados pela História, o Rasputina mantém uma pequena legião de fiéis admiradores. Considerados pioneiros e visionários, Melora e seu grupo inspiraram incontáveis jovens a aprender violoncelo e reinspiraram muitos cellistas - é isso, de acordo com Creager, o mais satisfatório pagamento que poderiam receber.

Dentre os artistas com os quais foram envolvidos profissionalmente, pode-se citar, dentre muitos outros, Nirvana, Marilyn Manson, Belle & Sebastian e Goo Goo Dolls.

Lançaram dois álbuns pela Columbia - Thanks For The Ether e How We Quit the Forest . Depois de um curto hiato após o nascimento de Hollis, filha de Melora, voltaram com mais dois álbuns, pela Instinct - Cabin Fever e Frustration Plantation . O CD ao vivo, A Radical Recital , foi lançado em 2005 pelo próprio selo de Creager, o Filthy Bonnet. Também pelo Filthy Bonnet saiu, em 2007, Oh Perilous World , um álbum quase completamente inspirado em acontecimentos atuais.

Editado por [usuário excluído] em Set 6 2008, 19h11

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 6. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.