Biografia

Randy Edelman (Paterson, New Jersey, 10 de junho de 1947) é um compositor e maestro norte-americano. A maioria de suas composições utiliza cordas e instrumentos de bronze, particularmente a trompa.

Edelman nasceu em Paterson, New Jersey. Ele foi criado em Teaneck, New Jersey, filho de uma professora de primeiro grau e de um Contador. Ele frequentou o Conservatório de Música de Cincinnati antes de ir para Nova York, onde ele tocava piano na Broadway pit orchestras.

Ele produziu vários álbuns solo de canções, algumas das quais foram posteriormente gravadas por The Carpenters, são as “I Can’t Make Music”, “Piano Picker” e “You”. Produziu também “Weekend in New England” para Barry Manilow e “If Love Is real” para Olivia Newton-John, além de canções como “The Laughter and the Tears”, “Blood Sweat and Tears” e “Blue Street” para Dionne Warwick e muitos outros. Tudo isso antes de se mudar para Los Angeles onde começou a trabalhar na televisão e em filmes, enquanto produzia seus discos solo no Reino Unido, Europa e Japão.

Uma de suas primeiras trilhas sonoras de filmes foi para o filme de 1973, Executive Action, que apresentou uma versão adicional de algumas teorias sobre o assassinato de John Fitzgerald Kennedy, em 1963. Em meados da década de 1980, Edelman escreveu o tema, e marcou muitos episódios de MacGyver, uma popular série de televisão estrelada por Richard Dean Anderson.

Durante a década de 1980 e início de 1990, ele também colaborou com Ivan Reitman, produzindo trilhas para várias de suas comédias, incluindo Ghostbusters II, Twins e Kindergarten Cop. Ele também contribuiu para Beethoven, The Last of the Mohicans, The Mask, Daylight, Anaconda, xXx, Gettysburg, My Cousin Vinny, While You Were Sleeping, Dragonheart, Shanghai Noon, Six Days Seven Nights, The Indian in the Cupboard, Billy Madison, Angels in the Outfield e EDTV.

Edelman foi homenageado com o Prêmio Richard Kirk em 2003 BMI Film and TV Awards. O prêmio é concedido anualmente a um compositor que tenha feito contribuições significativas para o cinema, a televisão e a música. Em 2004, ele recebeu um doutorado honorário em Belas Artes pela Universidade de Cincinnati. Ele recebeu o diploma junto com outros três homenageados destacaram em vários outros campos, incluindo Coretta Scott King.

Ele produziu a pontuação para o filme de 2008 The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor. Esta pontuação foi gravado no Abbey Road Studios em Londres, onde em 2010 Randy também gravou e compôs a trilha sonora com sabor irlandês para Amy Adams filme Leap Year.He foi agraciado com o Prêmio Goldspirit (nomeado em homenagem a Jerry Goldsmith) para melhor pontuação comédia de 2011 para o CD da trilha sonora Leap Year em Varese Sarabande. Randy Edelman tende a usar alto glockenspiel, instrumentos de cordas e trompas em suas composições, que ele diz “Eles fazem música com muita energia”.

Em 1993, Randy Edelman colaborou com Rob Cohen na trilha sonora do filme Dragon: The Bruce Lee Story (1993). Dessa parceria, vieram : Daylight (1996), Dragonheart (1996), The Skulls (2000), Triple X (2002) e The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor (2008). Em 1994, Randy Edelman compôs a trilha da comédia The Mask (1994), de Chuck Russell.

Editado por matheusestevao em Jul 15 2014, 2h46

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 3. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.