Biografia

Os Ramones (Queens, Nova Iorque, Estados Unidos) foram uma banda estadunidense de formada em 1974, sendo considerada até hoje uma das bandas mais influentes e importantes da história do rock n’ roll.

No início dos anos 1970 surgiam várias vertentes do rock nos Estados Unidos e no Reino Unido, o punk rock foi uma delas. Em 30 de março de 1974 os Ramones tocaram pela primeira vez, como um trio: Joey Ramone (pseudônimo de Jeffrey Hyman) na bateria, Dee Dee Ramone (pseudônimo de Douglas Colvin) no baixo e vocais e Johnny Ramone (pseudônimo de John Cummings) na guitarra.

Em 16 de abril do mesmo ano, a banda realizou sua primeira apresentação no bar CBGB, que se tornava o refúgio do rock underground nova-iorquino da época. Com o tempo, Joey foi tomando a posição de vocalista da banda, devido ao fato de Dee Dee possuir dificuldades em tocar e cantar ao mesmo tempo. O empresário da banda, Tom Erdelyi, assumiu a bateria e adotou o pseudônimo de Tommy Ramone. Lançaram seu primeiro disco, o homônimo Ramones em 1976, Leave Home em 1977, seguido de Rocket to Russia.

Tommy deixa a banda após este disco, sendo substituído por Marc Bell, conhecido por ter sido baterista de bandas como Dust e Richard Hell and the Voidoids. Bell adota o pseudônimo de Marky Ramone, lançando com a banda os álbuns Road to Ruin em 1978, End of the Century em 1980 e grava boa parte de Subterranean Jungle, mas deixa a banda e é substituído por Richie Ramone (pseudônimo de Richard Reinhardt), que completa as gravações. O álbum é lançado em 1983.

Com Richie, o grupo lança Too Tough to Die em 1984, Animal Boy em 1986 e Halfway to Sanity em 1987, ano que Richie deixa a banda. Marky, curado do vício alcoólico que o fez se afastar da banda, retorna a bateria, lançando com a banda Brain Drain, que contém o hit Pet Sematary, em 1989.

Dee Dee deixa a banda após a turnê deste álbum para iniciar uma carreira solo como rapper (sob o nome de Dee Dee King), sendo substituído por C.J. Ramone (pseudônimo de Christopher Joseph Ward) até o fim da banda, porém atua como compositor de músicas para esta, como Poison Heart, um dos maiores hits da banda, incluída no álbum Mondo Bizarro de 1992. Em 1994 lançam o álbum de covers Acid Eaters, com regravações de artistas como The Who, The Rolling Stones e The Beach Boys. No ano seguinte é lançado o álbum de despedida da banda, ¡Adios Amigos!.

Joey faleceu em 15 de abril de 2001, Dee Dee em 5 de junho de 2002 e Johnny em 15 de setembro de 2004.

Ao longo de seus 22 anos de existência, os Ramones totalizaram 2.263 apresentações ao redor do mundo. O último show foi realizado em Los Angeles, Califórnia, em 6 de agosto de 1996.

Em 2 de março de 2002 a banda foi incluída no Salão da Fama do Rock and Roll, e em 2004 a revista Rolling Stone elegeu as cem maiores personalidades dos primeiros cinquenta anos do rock, ficando os Ramones em 26º lugar, e em 2011 a banda recebeu o prêmio Grammy Lifetime Achievement Award, que prêmia o artista por toda a sua obra.

Os Ramones, em especial Joey e Johnny Ramone, tiveram diversas influências, a maioria da época de 60. Desde pequenos admiravam bandas como The Beatles, The Rolling Stones, The Doors e The Who, além dos ídolos e da , como The Turtles, The Ventures, The Kinks, Kansas, The Trashmen e Elvis Presley.

Decepcionados com o fim dos Beatles e com os Rolling Stones e The Who, que estavam se afastando cada vez mais da fúria de seu som original, voltaram-se para o que havia de mais radical na época: The Stooges, MC5, e as glitter-bands de David Bowie, New York Dolls e T-Rex.

Também foram muito influenciados pela bandas de 1910 Fruitgum Company e Ohio Express, e pelas The Ronettes e The Shangri-Las.

Editado por CarolinaAFer em Fev 16 2014, 15h25

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1974
Separou-se em
  • 1996
Fundada em
  • Queens, Nova Iorque, Estados Unidos
Membros da banda

Você está vendo a versão 35. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.