Biografia

O anime de Pokémon é uma das subdivisões da série Pokémon. Foi criado no Japão com o nome de Pocket Monster e se expandiu para o Ocidente, sendo renomeado de Pokémon. Ele conta a história de Ash Ketchum, um garoto de dez anos que vai pegar seu primeiro Pokémon no laboratório do Prof. Carvalho em Pallet Town para iniciar sua jornada Pokémon e se tornar o maior Mestre Pokémon do mundo junto de seu Pokémon inicial, Pikachu. No caminho, ele conheçe amigos que o acompanham, como Brock, Misty, Tracey, May, Max e Dawn, e o ajudam na sua aventura de conseguir oito Insígnias de Ginásio e tentar ganhar o torneio regional na Região determinada.

O anime de Pokémon chegou ao ocidente antes dos video games e apresenta treze temporadas atualmente, cada uma com um filme. O anime se divide em três séries: Série Original, que compõe da primeira até a quinta temporada, Geração Advance, que compões da sexta até a nona temporada e Diamond & Pearl, que compõe a décima até a décima terceira temporada. Há ainda uma série especial, denominada Pokémon Chronicles, que mostra ex-protagonistas em aventuras diferentes das aventuras principais. Recentemente foi revelado um novo segmento da série Pokémon, sob o subtítulo de Pokémon Best Wishes.

É exibido no Japão pela TV Tokyo, nos Estados Unidos e na América Latina é exibido pelo Cartoon Network, no Canadá é exibido pela YTV e na Europa em geral é exibido pela Jetix.

Pokémon é o quinto seriado no ar há mais tempo dos Estados Unidos, perdendo apenas para Os Simpsons, O Rei do Pedaço, Arthur e South Park e conta com mais de 500 episódios exibidos no Japão.

O anime

O anime de Pokémon é bem diferente dos outros animes feitos no Japão. Primeiro porque os nomes dos episódios, no Ocidente, são mais relacionados à cultura pop, como “Você Colhe o que Semeia” e “As Aparências Enganam”, e não tem nomes longos, como episódios de Naruto e Samurai X, como a maioria dos animes do Japão.

Há também uma mudança no foco do gênero da série. Nos primeiros episódios, são vistas cenas mais cômcas e um tipo de humor “pastelão”, mas à medida que a história prossegue, esse humor vai desaparecendo, já que Ash, que antes era mais um garoto bobo, fica com uma atitude de líder e o humor antes dele é passado para a Equipe Rocket.

A história

O anime conta a história de Ash Ketchum, que ao completar dez anos, decidiu sair em uma Jornada Pokémon e se tornar o maior Mestre Pokémon de todos os tempos. Mas ele acabou dormindo mais do que devia no dia de sua partida e ao chegar no laboratório do Professor Carvalho, um perito em Pokémon, Ash viu que não havia mais nenhum Pokémon restando para ser escolhido. O professor ressalta que sobrou um com um pequeno defeito. Mesmo assim, Ash decide pegá-lo e começar sua jornada com ele e acaba sabendo que esse Pokémon é um Pikachu muito mal-humorado e que odeia pessoas consideradas por ele “idiotas” e isso define sua visão de Ash. Andando pela Rota 1, Ash acaba tentando capturar um Pokémon com Pikachu rindo de seus erros e Dexter, sua Pokédex, os corrige, zombando do dono. Sem poder contar com Pikachu, Ash tenta enfraquecer um Pidgey para capturá-lo jogando uma pedra no mesmo, mas acaba atacando um Spearow, um Pokémon totalmente agressivo que chama seu bando e nisso Ash e Pikachu têm que fugir. No caminho, Pikachu é ferido e ao ser literalmente pescado por uma garota, Ash pega emprestado sua bicicleta para levar seu Pikachu a um Centro Pokémon, um local especial onde Pokémon são curados. Mesmo assim, os Spearows não desistem e ao cair da bicicleta, Ash pede a Pikachu que entre na Pokébola, coisa que ele odeia. Ash tenta para os Spearows, mas Pikachu salta e os devasta. Com seu coração de verdadeiro amigo dos Pokémon, Ash tem o privilégio de ver o lendário Ho-oh, um Pokémon que nenhuma pessoa viva tenha visto. Chegando a Viridian City, Ash conhece melhor a garota da bicicleta, infelizmente destruída por Pikachu, chamada Misty e também em Viridian, os dois conhecem seus grandes inimigos, a Equipe Rocket, formada por Jessie, James e Meowth. Com Pikachu curado e a Equipe Rocket derrotada, Ash e Misty, que o segue para fazê-lo pagar sua bicicleta, viajam por Kanto e encontram Brock, que os acompanha ajudando-os.

Embora Ash seja um treinador dedicado, nunca consegue ganhar campeonatos regionais. Há várias saídas e entradas de membros na equipe, basicamente trocando a heroína em uma Geração. Tracey substitui Brock na segunda temprada, que volta na terceira. May substitui Misty e se une a Ash e Brock junto de seu irmão Max na Geração Advance e Dawn substitui May, que segue em viagem a Johto, e Max, que inicia sua Jornada Pokémon. Em Best Wishes, acredita-se que Dawn e Brock serão substituídos por Iris e Dent, novos personagens introduzidos nos jogos Black e White.

Editado por AeonRPM em Ago 8 2010, 17h04

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 5. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.