Biografia

Poe é o nome artístico da cantora, produtora e compositora de rock norte-americana, Annie Decatur Danielewski. Filha do diretor polonês Tad Danielewski e da atriz Priscilla Machold. Nasceu nos Estados Unidos em 23 de março de 1968, e seu nome artístico foi baseado, obviamente, no escritor Edgar Alan Poe. Poe não nega a origem de seu nome artístico, tendo como características em suas produções a sonoridade sombria, o humor inteligente e implícito somados a versatilidade vocal bastante única.

Ainda na faculdade, Poe montou sua primeira banda, e em 1994 conseguiu um contrato com a gravadora Atlantic Records, lançando seu primeiro álbum, Hello, em 1996. O álbum recebeu excelentes críticas, sendo alavancado pelo single Angry Johnny e posteriormente pelo single homônimo que fez parte da trilha sonora do filme Ecos do Além (A Stir Of Echoes, 1999). Quatro anos depois lançou seu segundo álbum, Haunted (2000), o qual foi bastante aclamado pela crítica. O conceito do álbum surgiu com o livro House Of Leaves (2000), do escritor norte-americano (e também seu irmão) Mark Z. Danielewski. Não apenas possuindo músicas baseadas no livro de seu irmão, o álbum também continha inserções de gravações feitas pelo seu falecido pai, que foram encontradas algum tempo após sua morte, as quais Poe demorou muito para conseguir ouví-las. Todas essas referências pessoais transformaram o álbum em uma obra prima densa, ousada e sofisticada, aliados à característica energética da cantora, provando mais uma vez que Poe era uma artista de bases sólidas. Tanto o álbum, quanto o livro de seu irmão, foram lançados na mesma data, sendo o primeiro trabalho fonográfico a ter um apelo literário da forma como ocorreu. O álbum teve como carro-chefe o single Hey, Pretty, o qual uma das versões possuía trechos do livro narrados pelo seu próprio irmão.

Nos anos seguintes Poe sofreu com a falta de promoção da gravadora, problema pelo qual sofriam outros artistas do mesmo selo na época, como Tori Amos. A Atlantic não apenas negava o relançamento dos álbuns da cantora como também a impediu de relançá-los, mesmo a artista estando estando sob contrato. A cantora, então, se rebelou, dando início ao movimento Re-POE-zessed, o qual tinha a intenção de poder ganhar o controle dos direitos de suas próprias músicas. O movimento foi representado por uma bola com seu nome, que viajou todo o país no intuito de signficar o apoio à batalha pelos direitos de suas obras. Todo o movimento foi apoiado pelo fã-clube The Angry Psychos, formado por fãs dedicados e que se sensibilizaram com todos os problemas sendo enfrentados pela artista. Em 2004 os dois álbuns forma relançados em CD por outra gravadora (FEI/Sheridan Square Records) e em formatos mp3 por várias lojas virtuais.

Poe travou uma batalha judicial com a Atlantic Records por anos na tentativa de rescindir seu contrato e ter em mãos não apenas todos os direitos de seus trabalhos como também da liberdade artística, pois a gravadora insistia em deixá-la presa ao contrato, mas a proibia de lançar novos trabalhos. O contrato a restringia de diversas formas e reprimia sua liberdade artística, proibindo-a de poder usar sua voz em outros trabalhos ou até mesmo em apresentações públicas sem autorizações determinadas pela gravadora.

Mesmo ainda restrita ao contrato, Poe continuou participando de trabalhos paralelos como nas parcerias no projeto Conjure One, de Rhys Fulber, nas músicas Center Of The Sun e Make A Wish (Conjure One, 2002), e sob o pseudônimo Jane assinou as músicas Endless Dream, One Word e Extraordinary Way (Extraordinary Ways, 2005).

Felizmente e aparentemente, após sete longos anos de batalha, Poe conseguiu autonomia de sua carreira, abrindo uma gravadora própria (a Repoezessed Records) e atualmente coletando gravações de terceiros relatando seus próprios sonhos que serão utilizados para o desenvolvimento de um novo trabalho.

Editado por mirwaisorbit em Ago 25 2008, 19h15

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 3. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links