Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Paulo Sérgio Santos

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Paulo Sérgio Santos é carioca, nascido no dia 8 de julho de 1958, no subúrbio de Piedade, e foi criado em outro subúrbio, Quintino Bocaiúva. São, tradicionalmente, bairros de chorões - afastados do centro, abrigam as rodas de fim de tarde em que os violões, bandolins, flautas, clarinetas, pandeiros, cavaquinhos terçam notas, combinam ritmos: onde se manteve sempre a tradição do choro do Rio.

Mas ele não começou no choro. Nem mesmo começou tocando clarineta. Seu primeiro instrumento foi uma gaita de boca. O pai a comprou. Largou-a sobre o sofá. Paulo Sérgio tinha pouco mais de 3 anos. Quando o pai voltou, o menino estava tocando músicas que ouvia na igreja.

Na igreja? A família freqüentava uma, evangélica. Hoje, Paulo Sérgio tem “horror” a religiões organizadas em seitas, mas, naquela época, não tinha como não ir aos cultos. O que foi bom para a sua formação musical. Cantava no coro. Aos 11 anos, o regente da orquestra e do coro da igreja o fez estudar solfejo. Paulo Sérgio queria tocar flauta. “O cara praticamente me obrigou a pegar a clarineta”, lembra. “Tinha sido chorão, tocado em festas, um contador de histórias”, recorda. “Pouco depois, conheci o clarinetista José da Silva Freitas, que era militar, hoje é clarinetista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Ele era um músico acadêmico, mas passou a ser meu ídolo musical.”

Principais álbuns

Tendência musical

2.670ouvintes no total
12.940scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Principais ouvintes