Manuel Paulo de Carvalho Costa (Lisboa, 15 de Maio de 1947) é um cantor português.

Começou como baterista. Em 1962 foi um dos fundadores dos Sheiks. O sucesso da carreira da banda, a que chamaram «os Beatles portugueses», pôs-lhe fim às veleidades futebolísticas nos juniores do Benfica.

Em 1968 a tropa pôs fim à banda. Regressado à vida civil fez parte de vários grupos, entre eles a Banda 4 e o projecto Fluido, que fundou, e o Thilo´s Combo. Apesar de nos dois primeiros projectos ser o vocalista principal, só em 1970 inicia uma carreira verdadeiramente a solo ao ser convidado para cantar “Corre Nina”, no Festival RTP da Canção.

Vence o Prémio de Imprensa para melhor cantor de 1970. Entretanto começa a trabalhar com o cantor e compositor Manolo Díaz.

Volta ao Festival da Canção com “Flor Sem Tempo”.

Em 1973 viajou até Madrid para gravar o seu primeiro LP.

Em 1974, venceu o Festival RTP da Canção, com E Depois do Adeus. Esta canção foi uma das senhas para o Revolução dos Cravos. Na Eurovisão ficou em último lugar ex-aequo com as canções representantes da Noruega, Alemanha e Suíça.

Entretanto inicia uma parceria com o músico Júlio Pereira de que resultam os álbuns “Não de costas mas de frente” e “M.P.C.C.”.

Estreou-se como compositor com a canção “Lisboa Menina e Moça”, celebrizada por Carlos do Carmo, em 1976.

Em 1977 vence o Festival da Canção com Os Amigos.

O álbum “Desculpem qualquer coisinha”, de 1985, para o qual convidou o guitarrista Alcino Frazão, inclui o grande sucesso “Meninos de Huambo”. É o seu primeiro disco de Ouro.

O disco “Alma” de 1994, gravado em Londre com a Royal Philarmonic Orchestra, inclui uma versão de “Pomba branca”, em dueto com Dulce Pontes.

A Movieplay lançou em 2004 uma Antologia, seleccionada por José Niza, com 40 das suas melhores canções. Também nesse ano, a Universal Music Portugal publicou a colectânea Paulo de Carvalho

Em 2006 aceita o convite da editora Farol Música para regravar algumas das suas melhores canções. É lançado o disco “Vida” que se torna um grande sucesso.

Fonte : Wikipédia

Editado por javiersantos215 em Mai 11 2008, 17h09

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras