Biografia

Paulina Susana Rubio Dosamantes (Cidade do México - 17 de Junho de 1971), mais conhecida como Paulina Rubio, é Cantora, Compositora, Produtora e Atriz.

Filha de Enrique Rubio e da atriz mexicana Susana Dosamantes, é a mais velha de dois irmãos. Tendo uma mãe atriz dentro de casa, sempre conviveu com arte desde cedo, com apenas 5 anos de idade, já tinhas aulas de canto, interpretação, jazz, pintura e dança no conceituado colégio mexicano de artes o “CEA”(Centro de Educación Artística).

Iniciou sua carreira artística no famoso grupo mexicano Timbiriche (1982 - 1991), onde lançaram 11 álbuns e participaram do músical “Vaselina”, uma adaptação em espanhol do filme “Grease”.

Em 1990, decidiu deixar o grupo e seguir em carreira solo. Seu primeiro disco solo foi lançado em 1992 e tem o seu apelido “La Chica Dorada”(A Menina de Ouro) como nome.

Até 1996, já tinha atuado em 5 novelas e lançado 3 álbuns solos, chegando a marca de 1,8 mil discos vendidos. Em 1996, mudou-se para espanha e deu um tempo em sua carreira musical, voltando apenas em 1998 para a sua participação na gravação de álbum duplo e de uma turnê com seus ex-colegas de Timbiriche.

Depois de 4 anos sem lançar um álbum de inéditas, em 2000, lançou o seu quinto álbum, Paulina. O álbum foi um sucesso comercial, chegando a marca de 4,5 milhões de CDs vendidos em todo o mundo.

De 2002 à 2006, lançou 3 álbuns, sendo um deles gravado em inglês, ”Border Girl” de 2002.

Em 2007, se casou com o empresário espanhol Nicolas Colate Vallejo-Nagera, o casamento ocorreu no México. Já vendeu mais de 20 milhões de copias pelo mundo.

Editado por whyperroni em Ago 31 2014, 3h18

Fontes (ver histórico)

wikipedia

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1992
Fundada em
  • Cidade do México

Você está vendo a versão 22. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.