Biografia

Considerado um dos grandes interprétes da alma norte-americana, captando com sensibilidade as contradições do homem urbano, iniciou sua carreira na década de 60, ao lançar, junto com o seu parceiro Art Garfunkel, o disco Wednesday Morning (1964), que continha a clássica faixa The sound of silence, tida por muitos como a melhor de seu repertório. Esse disco não fez sucesso imediato e a dupla Simon & Garfunkel foi desfeita momentaneamente. Antes, Paul Simon formara-se em Literatura, para por fim dedicar-se à música e, influenciado por Bob Dylan e a onda folk que varria a América, interpretar suas próprias composições.

Em 1965, Simon foi tentar a sorte no circuito folk de Londres e, ao retornar aos Estados Unidos, encontrou a canção “The sound of silence” no topo das paradas, numa versão com instrumentos elétricos feita por cima da versão acústica gravada no ano anterior. Retomou a parceria com Garfunkel e gravaram um album às pressas, acolhido por público e crítica. Lançaram juntos, no total, seis discos, todos disco de ouro por recorde de vendas. Seu folk rock harmonioso e delicado fez muito sucesso com canções como “America”, “I am a rock”, “The Boxer”, “Bridge over troubled water”, entre outras.

Rompeu com Garfunkel em 1970, e seguiu carreira solo, com uma produção considerada de grande qualidade. Em 1974, realizou uma turnê acompanhado de uma banda gospel e um grupo de músicos peruanos, mostrando seu interesse pela cultura de outras nações e que só aumentou com o passar dos anos, gravando com artistas de vários países. Em 1986, após algum tempo afastado dos estúdios, lançou “Graceland”, em que se faz acompanhar de músicos negros sul-africanos. Ganhou vários prêmios com esse trabalho e sua carreira teve novo momento de sucesso e prestígio nos anos seguintes.

No início dos anos 90, gravou um videoclipe com o grupo brasileiro Olodum. Já usou vários elementos em suas músicas, incluindo reggae. Dentre seus maiores sucessos, destacam-se, além dos que gravou com Art Garfunkel, “American Tune”, “Mardi Grass”, “Kodakchrome”, “Graceland”.

Editado por Shmuel1964 em Jul 16 2007, 23h01

Fontes

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.