Biografia

Paul Hindemith (Hanau, Hesse, 16 de Novembro de 1895 – Frankfurt am Main, 28 de Dezembro de 1963), foi um compositor, violista, maestro e professor alemão.


[editar] Biografia
Depois de já ter aprendido viola em criança, Hindemith estudou com Arnold Mendelssohn e Bernhard Sekles no Hochsche Konservatorium em Frankfurt am Main.

Em 1922, algumas das suas peças foram ouvidas no festival International Society for Contemporary Music em Salzburgo, o que o fez conquistar a atenção dos públicos internacionais. Posteriormente colaborou com vários compositores avant garde, incluindo Anton Webern e Arnold Schoenberg, tendo feito várias digressões, tocando viola como solista, pelos Estados Unidos da América no final da década de 1930.

Apesar dos protestos do maestro Wilhelm Furtwängler, a sua música foi definida como “degenerada” pelos nazis e em 1940 emigrou para os EUA, onde leccionou na Universidade de Yale, tendo alunos como Lukas Foss, Norman Dello Joio, Harold Shapero, and Ruth Schonthal. Adquiriu a cidadania norte-americana em 1946, mas tornou à Europa em 1953, vivendo em Zurique e leccionando na universidade local.

No final da sua vida começou a dirigir mais. Ganhou o Prémio Balzan em 1962 tendo falecido no ano seguinte de pancreatite aguda.

Editado por SantosSax em Mar 1 2008, 18h51

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.