Biografia

Criada em 2001, a Pública surgiu desde seu começo como uma banda autoral. Incentivados pelas bandas britânicas dos anos 90, que atualizaram a sonoridade de artistas como Beatles, Rolling Stones e David Bowie, a Pública vem mostrando através de seus álbuns que é possível conciliar referências clássicas e atuais e criar sua própria música.

Embora tenha nascido no começo do novo século, somente em 2006 a banda lançou seu primeiro disco: Polaris. Através dele a banda começou a ser destaque no cenário nacional, inclusive com a revista Rolling Stone Brasil fazendo uma crítica absolutamente positiva (4 Estrelas na avaliação dos editores) e sugerindo que “Pública é a ‘the next big thing’ do rock gaúcho e brasileiro’: destacando que a banda era uma mistura entre “Beatles, rock britânico e psicodelia”. Com o prestígio em alta, devido às diversas matérias que saíram na imprensa elogiando o primeiro álbum, a banda partiu para uma seqüência de shows em festivais por todo país. Enquanto divulgava sua turnê pelas capitais brasileiras, a banda se preocupava com a gravação de videoclipes: foram 3 extraídos do álbum de estréia, sendo eles Polaris, Lugar Qualquer e Long Plays, vídeoclipe que trouxe à banda uma indicação ao VMB, na Categoria Aposta MTV.

Em 2008 a banda se fechou em um estúdio no interior do seu estado para gravar Como num Filme sem um Fim, seu segundo álbum. Em janeiro de 2009 o disco é lançado e a repercussão é imediata. A Rolling Stone Brasil novamente mostra seu apreço pela música do grupo com uma crítica que lembra que “a banda tem tudo para se destacar no cenário pop nacional”, chamando o disco de “maduro, bem acabado e ambicioso”. O jornal Zero Hora destaca que “com o lançamento de Como num Filme sem um Fim, a Pública se firma como uma das mais importantes bandas do novo rock brasileiro” e continua: “bandas com a metade de qualidade de arranjos, originalidade, densidade e inspiração da Pública tem recebido este selo. As canções do novo disco têm um incrível apelo pop, com uma sonoridade que não encontra paralelo em nenhuma outra banda brasileira”.

Em outubro de 2009 a banda conquista a categoria “Melhor Banda de Rock Alternativo’ - no VMB da MTV. Também foram indicados a Melhor Videoclipe do Ano. Em abril de 2010 a Pública parte para uma nova fase: Deixam sua cidade natal, Porto Alegre, e mudam-se para São Paulo. As experiências na maior cidade do país inspiram a temática do terceiro álbum, Canções de Guerra, disco carregado de sentimentos, que chega aos ouvidos atentos para afirmar a qualidade do trabalho da banda.

Editado por israelninguem em Set 22 2011, 18h05

Fontes (ver histórico)

Press Kit álbum ‘Canções da Guerra’ (http://www.publicaoficial.com/)

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 10. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras