Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Oum Kalthoum

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Umm Kulthum (4 de Maio de 1904 - 3 de Fevereiro de 1975) foi uma cantora egípcia popular por todo o mundo árabe, onde é conhecida como Kawkab al-Sharq (“A Estrela do Este”).

Nasceu com o nome Fatima Ibrahim al-Baltaji na aldeia de Tammay, perto de Simbalawin, província de Daqahliyah, na região do Delta, numa família pobre. O seu pai, al-Shaykh Ibrahim al-Sayyid al-Baltajil, era um xeque local que chamava os crentes à oração e recitava o Alcorão em ocasiões festivas, como casamentos ou os Maulids (celebrações das datas de nascimento de figuras do islão, como do profeta Muhammad). A mãe de Umm Kulthum era doméstica.

O pai de Umm Kulthum, reconhecendo o talento da sua filha, que aprendeu sozinha as recitações que o pai ensinava ao seu filho, começou a levá-la consigo para os eventos, mas vestida como um rapaz.

A fama de Umm Kulthum como cantora e recitadora do Alcorão difundiu-se e várias pessoas aconselharam-na a mudar-se para o Cairo com pai, onde existiriam outras possibilidades para desenvolvimento artístico de Umm Kulthum.

Depois de alguma relutância por parte da família, Umm Kulthum mudou-se para o Cairo por volta de 1923.

Na cidade do Cairo Umm Kulthum e a sua família foram vistos como antiquados e campónios. Numa tentativa de aperfeiçoar o talento da filha, o pai contratou vários professores de música. Dado que na época não era bem vistas as carreira artísticas, o pai de Kulthum continuou a acompanhá-la, embora em finais da década de vinte Umm Kulthum tenha-se tornado uma mulher independente, que escolhia os compositores com os quais trabalhava.

Vídeos

Principais álbuns

Tendência musical

25.059ouvintes no total
177.410scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes