Biografia

Orlando Gibbons (c1583 –1625) foi um compositor e organista inglês. Ao tempo, finais da dinastia Tudor inícos do período de Jaime I, era considerado o expoente máximo na composição anglo-saxónica.
Natural de Oxford, fez aí toda a sua formação académica, culminado em 1606 com o grau de bacharel em Música. Foi convidado por Jaime I a fazer parte da Capela Real onde se destacou como organista. Morre com a idade de 41 anos na Cantuária vitimado por uma apoplexia cerebral. Na catedral local, é possível hoje, adimirar um monumento em sua homenagem.
Um dos mais versáteis compositores do seu tempo, Gibbons compôs um grande quantidade de peças para viola da gamba, madrigais, música coral( onde combina com mestria a técnica contrapontística num efeito harmonioso).
Contudo, Gibbons distinguiu-se sobretudo, pelos seus famosas antífonas(composição musical em que se alterna as vozes corais com a voz do regente do coro).

Editado por lopezturrillo em Nov 15 2008, 1h23

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.