Biografia

Opeth é uma banda de e originária de Estocolmo, Suécia, formada em 1990. Os trabalhos da banda se caracterizam pelo contraste que surge entre os elementos mais leves de violão, canto e jazz, combinados à agressividade do death metal. Além das peculiaridades que tornam a sonoridade da banda algo singular, os temas por ela abordados se focam em aspectos sombrios da subjetividade humana, como angústia, medo, remorso e o sofrimento presentes em gêneros musicais mais sentimentalistas e melancólicos como o doom metal, fato que gera controvérsia sobre a real natureza da banda. Suas canções são fortemente marcadas por elementos oníricos que, somados à uma atmosfera inebriante e envolvente, transmitem a nebulosa sensação de devaneio. Seu vocalista e principal guitarrista é Mikael Åkerfeldt, que alterna constantemente entre o vocal gutural e o vocal limpo. Porém, nos últimos discos, vocais mais cristalinos que nos anteriores. Isso demonstra o processo sua constante transfiguração do Death Metal para o Rock Progressivo.

O nome Opeth é uma referência ao livro “Sunbird”, de Wilbur Smith. A banda vêm fazendo parcerias recentemente com o aclamado artista Steven Wilson, inclusive na produção e execução de seus últimos álbuns.

Editado por LopezJV em Mai 11 2014, 17h13

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1990
Fundada em
  • Estocolmo, Suécia

Você está vendo a versão 8. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.