Biografia

OK Go é uma banda americana de indie rock de Chicago, mais conhecida pelos seus singles Get Over It, A Million Ways e Here It Goes Again. Eles são Damian Kulash (guitarra, vocais), Tim Nordwind (baixo), Andy Ross (guitarra) e Dan Konopka (bateria). Tocam rock, com influências como Cheap Trick, T. Rex e Queen. Eles dividem o mesmo diretor com The Might Be Giants, com quem fizeram tour antes de assinar com a Capital Records. Serviram de banda da casa para o programa de rádio “This American Life”, no aniversário de 5 anos de tour. Ira Glass, o apresentador do programa, escreveu a primeiro biografia deles, chamando-os de “Living catnip” e descrevendo suas músicas como “parte indie rock, parte rock de estádio, parte puro pop com um ocasional reconhecimento de Pixies, The Cats ou Elliott Smith

No Reino Unido, Get Over It, do seu álbum de estréia de mesmo nome da banda, apareceu em 2º lugar no chart de singles em 16 de Março de 2003, e a banda apresentou esta música naquela semana na edição do Top of the Pops. Na mesma semana, seu vídeo clipe foi nomeado vídeo da semana pela Q Magazine.

A banda fez uma contribuição com o cover de This Will Be Our Year, um clássico do The Zombies, para faixa principal do álbum Future Soundtrack for America, um álbum de benefício político colocado a venda pela Barsuk Recods no outono de 2004. O cantor Damian Kulash tornou-se de alguma forma um ativista político no ciclo eletivo daquele período, escrevendo um pesado downaload de como se comportar entitulado “Como uma banda pode incendiar Bush” para bandas tentando incentivar a queda de George W. Bush, o que lhe rendeu uma avalanche de emails ofensivos.

O segundo álbum da banda, Oh No, foi gravado em Malmö, Suécia e produzido por Tore Johansoon (The Cardigans, Franz Ferdinand) no outono de 2004. Lançado em Augosto de 2005, ganhou notoridade pelo seu primeiro single, inspirado em The Clash, A Million Ways. Sua popularidade foi devida a grande parte do seu vídeo, o qual provou ser uma sensação “viciante” da internet no outono de 2005. O baixo custo, gravado em um tape apenas, mostra a banda no seu jardim dançando uma coreografia da irmã do cantor Kulash, Trish Sie. Usando uma câmera emprestada dum amigo, o vídeo foi produzido com 10 dólares e lançado sem o consentimento da gravadora, Capital Records. Em Novembro de 2005, o vídeo se tornou o mais baixado, com mais de 3 millões de downloads. Também foi a razão de milhares de tributos com performances de dançarinos amadores pelo mundo, um fenômeno que encorajou o grupo a patrocinar um contesto de dança, “OK Go dança com You(Tube)”, no qual a banda pedia aos usuários para fazer o upload de vídeos deles dançando a dança do A Million Ways no YouTube, o qual seria julgado na sequência, com os ganhadores aparecendo no palco com a banda numa performance ao vivo no futuro.

O não tradicional vídeo de A Million Ways não é sem precedentes da banda. Anteriormente eles lançaram vídeos malucos, incluindo o vídeo de instruções de como jogar Ping Pong e the Federal Truth In Music Project.

O último clipe da banda traz os quatro integrantes dançando em esteiras ao som do single Here It Goes Again, do álbum Oh No. Este vídeo foi produzido num estílo semelhante ao de A Million Ways, também com coreografia da irmã do cantor e compositor Kulash, Trish Sie. Como o primeiro clipe de A Million Ways, Here It Goes Again também foi gravado num tape só, apesar de ter levado 7 dias de gravações e treinamento, o tape 14 foi o melhor de 17 vezes gravado. O vídeo amador e brilhantemente original das esteiras trouxe um fenômeno ainda mais inacreditável à Internet do que o AMW, e foi visto no YouTube e em outros sites mais de 15 milhões de vezes. Em 11 de Fevereiro de 2007, o clipe de Here It Goes Again ganhou para os membros da banda e Trish Sie o Grammy Award de Melhor Formação Curta de Vídeos de Música.

OK Go fez tour pela america do norte com Silversun Pickups e Snow Patrol, no começo de 2007.

Curiosidades:
Em 2007, escreveram uma música para o Chicago Soccer Team

A banda recebeu recentemente o título de membros honorários da Harvard Lampoon

Em 7 de Novembro de 2006, OK Go liberou uma edição limitada do CD/DVD do álbum Oh No. O DVD contém as suas músicas em vídeo (coreograçfdo e instrumental), um vídeo de 180 fãs realizando o A Million Ways, o making off e ensaios de Here It Goes Again e vídeo para o MTV VMAs.

Formação Atual:
Damian Kulash
Tim Nordwind
Dan Konopka
Andy Ross

Ex-Integrantes:
Andrew Duncan (de 1998-2005)
Burleigh D. (ficou somente em 2002)


www.okgo.net

Editado por regisqueiroz em Set 29 2010, 2h45

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Membros da banda
Site oficial

Você está vendo a versão 7. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.