My Brightest Diamond é um projeto da cantora-compositora e multi-instumentista Shara Worden. A banda lançou dois discos de estúdio, “Bring Me the Workhorse” e “A Thousand Shark’s Teeth”, junto com um álbum de remixes “Tear It Down” e um lançamento somente disponível para download pelo iTunes.

O projeto mistura elementos de ópera, cabaret, música de câmara e rock.Enquanto vivia em New York, Shara começou a escrever o seu próprio material, que tinha um pé na sua formação clássica e outro no rock avant-gard que ela estava descobrindo. Worden começou a se enolver no mundo underground do rock, enquanto estava no reino da música clássica, se inspirando por Antony and the Johnsons e Nina Nastasia e as apresentações muito íntimas em locais de New York.


Ela começou suas performances e gravações enquanto estudava na University of North Texas, em Denton. Lançou um álbum de nome “Word”, em 1998, sobre o nome “Shara”. Seguindo pela sua graduação em BM em Performance de Vocal Clássico, se muda para Moscow, onde distribui canções recém-escritas em CD-Rs, com o trabalho de arte feito a mão, como no EP entitulado “Session I”. Em 1999, se muda para o Brooklyn, em New York e começa a se apresentar como AwRY, juntando um grupo de músicos de apoio tocando uma diversidade de instrumentos, desde copos de vinho até sinos, após adicionado ao quarteto de cordas depois de estudar e colaborar com o compositor australiano, Padma Newsome. Lança um disco homônimo, que tem na sua maior parte canções regravadas do disco Word, geralmente chamado como “The Orange Album”, e Quiet B-Sides in 2001, um álbum de remixes, lançado em 2003. Shara Worden colaborou tocando xilofone, teclado e fazendo backing vocal para o disco Recession Speacial of Bogs Visionary Orchestra, em 2003. Depois de conhecer Sufjan Stevens, começa a fazer parte do seu Illinoisemakers e coloca um hiato no seu trabalho para participar na turnê em Illinois, Após o fim da tournê, Worden renomeou seu projeto para My Brightest Diamond e começou a trabalhar nos seus dois álbums: A Thousand Shark’s Teeth, um conjunto de canções tocadas com o quarteto de cordas e Bring Me The Workhorse, um álbum mais rock, que foi lançado na gravadora de Sufjan, a Asthmatic Kitty, no verão de 2006. No começo de 2007, My Brightest Diamond entrou em turnê apoiando uma popular banda indie, The Decemberists, como parte da Twilight in the Fearful Forest Tour. A Thousand Shark’s Teeth foi lançado mundialmente pela Asthmatic Kitty em junho de 2006.

Editado por Vivi_Magri em Out 20 2011, 4h29

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 2006
Fundada em
  • New York

Você está vendo a versão 4. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras