Biografia

Moya Brennan ou Máire (Ni Bhraonáin) Brennan nasceu em (4 de agosto de 1952, Gweedore, Donegal, Irlanda) tendo sido a líder da banda Clannad na qual era a vocalista. Ela é uma cantora do folclore celta , compositora e harpista.Ela começou sua carreira, quando sua família formou a banda Clannad, em 1970, e é conhecida hoje em dia como a Primeira Dama da Música Celta.

Gravou seu primeiro album solo em 1992, “Máire” pela Atlantic Records.
Desde 2002, ela se apresenta como Moya Brennan, por causa da pronúncia ser mais fácil para aqueles não familiarizados com a lingua irlandesa.



Atualmente tem desenvolvido alguns projetos solos e recentemente, no ano de 2000, publicou uma autobiografia denominada “The Other Side Of The Rainbow” (O outro lado do Arco-Íris). Ela está trabalhando em um album de hinos, que será lançado , possívelmente no Outono de 2009.

O pai de Moya, Leo Ó Bhraonáin, em 1968, tornou-se proprietário de um pub (Leo’s Tavern) localizado na vila Min na Leice (Meenalech). Antes de abrir o pub, porém, era o líder do grupo Slieve Foy Dance Band, na qual tocava acordeão e sax.

Sua mãe, Máire Uí Bhraonáin, conhecida como Baba, era organista em uma Igreja e lecionava piano na “Gweedore Comprehensive School”.

Os irmãos de Moya são: Enya, Leon, Ciarán, Deirdre, Pól, Olive, Bartley e Brídín.

Editado por divacelli59 em Jan 29 2009, 12h50

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 2. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.