Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Miklós Rózsa

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

RÓZSA nasceu em Budapeste, em abril de 1907. Ainda jovem, compôs obras neoclássicas, além de balés e sinfonias em Paris e Londres, antes de ser contratado pelo seu compatriota Alexander Korda, para o arranjo musical de seu primeiro filme, “Knight Without Armour”, em 1937. Três anos depois, foi com Korda para Hollywood, onde desenvolveu um estilo que destacava impacto psicológico, fossem em suspenses ou policiais noir, muito em moda nos anos de 1940.

São “Pacto de Sangue” (1944), “Quando fala o Coração” (1945) e “Os Assassinos”(1946), suas primeiras obras musicais para o cinema americano. Ganhou seu primeiro Oscar como compositor, em 1946, pela composição de “Spellbound”(ou “Quando fala o Coração”, título brasileiro).

Rózsa e sua época de ouro na Metro-Goldwyn-Mayer

Em 1949, Miklós foi contratado pela Metro-Goldwyn-Mayer para ser um dos compositores daquele estúdio. Foram momentos altamente produtivos para o compositor húngaro. No ano seguinte, sua primeira trilha para MGM, “Quo Vadis”, marcou o início de uma nova fase para o músico e maestro, que saiu do estilo psicológico e noir dos filmes policiais dos anos 40, para o estilo épico e religioso, inpirado em um estilo greco-romano clássico.

Rózsa ainda realizou outras trilhas sonoras para Metro, como “Todos os Irmãos eram Valentes” (1953), “O Veleiro Da Aventura” (1951), “Ivanhoé” (1953), “Os Cavaleiros da Távola Redonda”(1954), e “Tributo a um Homem Mau” (1958). Recebeu 17 indicações para o Oscar, tendo recebido em sua carreira apenas três: “Quando fala o Coração” (Spellbound, 1945), A Double Life (1947) e “Ben-Hur” (1959).

Vídeos

Principais álbuns

Tendência musical

30.930ouvintes no total
304.266scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes