Biografia

Guitarrista, vocalista e compositor, Michael “Iron Man” Burks é uma das maiores figuras do blues contemporâneo. Seu apelido Iron Man - Homem de Ferro lhe foi dado por suas longas apresentações onde demonstra grande resistência física ao tocar, cantar, se contorcer no palco e ainda passar várias horas dirigindo sua van para tocar em muitos lugares. Burks é um moderno herói do blues.

Ninguém do mundo do blues atual toca guitarra com tamanho entusiasmo e com a energia do rock’n’roll como Burks.

O jornal The Chicago Sun-Times disse recentemente que Burks tem tudo prá se tornar a nova estrela do cenário blues americano.

Nascido em Milwaukee, em 1957, Michael tem o sangue do blues em suas veias. Joe Burks, seu avô, tocava blues acústico do delta em Camden (Arkansas), sua cidade natal.

Um homem de múltiplos talentos, Joe era barbeiro, carpinteiro e mecânico de aviação, além de tocar blues nas horas vagas. O pai de Michael, tocava contrabaixo. Durante anos, Frederick Burks trabalhou em usinas siderúrgicas e refinarias de Milwaukee. Durante o dia dava duro no trabalho e à noite vagava pelos clubes de blues da cidade, mal iluminados e esfumaçados, dando suporte a grandes nomes como: Sonny Boy Williamson II (gaitista), bem como outras estrelas do blues em turnê que, porventura estivessem tocando nas redondezas.

Michael lançou seu primeiro CD (From The Inside Out) em 1997 de maneira independente. Ele anunciou que queria levar o blues pelo mundo afora fazendo uma tempestade. Seus solos apaixonados, seus riffs fortemente marcados combinando com seu tom de voz ardente não deixa dúvidas que Michael Burks tem o blues incrustado profundamente em sua alma. Os críticos e fans adoram ouvir Burks tocar e cantar.

A revista Blues Access considerou o álbum ”From The Inside Out” um dos lançamentos independentes mais impressionantes do ano. A revista Living Blues classificou o CD como ”…um dos melhores discos de estréia do ano”.

Em 2000, Burks foi indicado para o ”Blues Music Award” como o ”Melhor Artista Revelação” apesar dele já estar na estrada do blues, como professional, há muito tempo.

Editado por larsan44 em Set 3 2010, 17h52

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras