Biografia

Maria Taylor

Cantora e compositora norte-americana, nascida em Birmingham, Alabama, em 21 de Maio de 1976. Começou sua carreira ainda muito jovem, com 15 anos, na banda Little red rocket, na qual lançou dois álbuns. Depois a banda se desfez porque a gravadora pela qual estavam assinadas se tornou parte do Universal Group (grupo da gravadora universal que agora possuí outros selos).

Ela então formou o duo Azure Ray com Orenda Fink a amiga que conheçou com 15 anos nas escola de artes. Elas saíram de Birmigham em direção a Athens, Georgia e de lá pra Omaha, Nebraska onde encontraram um lugar no cenário músical como duo anti-folk e, as vezes, minimalista eletrônico. O Azure Ray lançou três discos, O homônimo, Azure Ray 2001, Burn and Shiver 2001 e Hold on Love 2003. É durante a parceria com Fink que a música de Maria Taylor tem sua maior evolução, afinal elas cresceram juntas! Em meio ao revival folk e a enorme cena musical de Omaha o som do Azure Ray virou sinônimo de som original, formando um conjunto de músicas altamente experimentais com uma temática romantica nas letras. Elas se separaram, posteriormente, para produzir seus discos solo. Emboram perpetuem como colaboradoras da gravadora Saddle Creek, com artistas como Moby, Bright Eyes e especialmente Now it’s overhead.

Da separação nasceu o 11:11, primeiro disco da Maria Taylor, lançado em 2005. Nele a música ‘song beneath the song’ teve grande reconhecimento públlico, por ter sido parte da trilha sonora de Grey’s anatomy, seriado americano. Além dela o disco ainda contém outras, igualmente delicadas e atraentes como two of those two , as vezes estranhas e próprias de Taylor, como Xanax ” That one was very literal, about everything I’m afraid of. I take medicine for anxiety”, “essa é bastante literal, sobre tudo o que eu tenho medo. eu tomo medicamento pra ansiedade” afirma Maria para uma revista. O 11:11 ainda tem Speak Easy uma música doce e de levado folk, mais uma tendência das suas canções e uma declaração de amor para os ouvidos.

Em 2007 foi lançado o Little Teeter Flower que levou as cançãoes de Taylor para um público mais amplo por ter encaixado canções como trilha sonora de seriados famosos. Clean getway e No stars se destacam como ´música guiadas pelo violão sonoramente e pela delicadeza das músicas. Good start, Replay e Irish goodbye são outras extraordinárias músicas que estão no mesmo disco mas separam-se sonoramente de Clen getway e No Stars porque essas últimas experimentam novamente com outras influências como batidas eletronicas, superioridade do teclado/piano no arranjo e até um ritmo mais dançante.

Em 2008, Taylor lançou o single Savanna ride em parceria com o famoso vocalista da banda Bright Eyes(com a qual sempre trabalhou), Conor Oberst. Rumores de um possível romance entre os dois invadem a internet diariamente, sem confirmação de nenhuma das partes. Juntos ou separados, a expectativa é que o trabalho cooperativo da Saddle Creek traga bons frutos, incluindo novas canções de Maria Taylor.

Editado por [usuário excluído] em Out 28 2008, 3h26

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 2. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.