Biografia

Luka (nome artístico de Luciana Karina Santos de Lima; Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil - 1979) é uma cantora e compositora brasileira.

Desde os sete anos de idade tocando violão, começou sua carreira profissional com 16 anos, onde se apresentava em barzinhos nas noites do Rio Grande do Sul, quando ainda era conhecida como Luciana Lima. Assim chegou ao festival Atlântida, um dos mais importantes do cenário musical nacional. Luka também aprendeu piano e teoria musical, além de integrar vários projetos musicais como o coral Arepy, nos dois anos em que morou no Paraguai.

Em 2002 se inscrever para o programa Fama da Rede Globo, porém não foi eliminada no processo de seleção.

Em 2003, com o lançamento do seu primeiro CD, teve mais de um milhão de cópias vendidas, já que a Tô Nem Aí foi carro chefe do CD da Malhação, o que lhe rendeu o prémio de “Melhores do Ano” no domingão do Faustão, como Música do Ano.

Em 2004, atuou no filme de Renato Aragão, Didi Quer Ser Criança onde canta o hit Porta Aberta e se consagra ao apresentar o prêmio Multishow.

Luka embarca em turnê pela Europa, realizando mais de trinta shows por vários países, dentre eles, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, onde ficou conhecida como a “musa do verão eurpoeu”, tendo sua música executada massivamente na Euro Copa de 2004.

Retornando ao Brasil, em 2005, Luka começa a compor para o seu novo álbum, entitulado Sem Resposta. Entre 2006 e 2007, o single A Aposta, uma das músicas mais executadas em todo o Brasil.

Devido à licença maternidade, Luka se ausenta durante um breve período, em que aproveita para gravar seu terceiro álbum, o mais intimista da sua carreira, entitulado O Próximo Trem.

Lançado em 2009, este CD gera uma turnê durante todo o ano de 2010, que culmina com mais de 60 shows por todos os estados brasileiros.

Luka agora grava seu novo single Love is Free e se prepara para gravar seu primeiro DVD ao vivo em 2011.

No reality show Big Brother Brasil 3, a participante Elane, que foi a segunda colocada da edição, cantarolava a canção Tô Nem Aí (composta por Luka em parceria com o cantor Latino) dentro da casa.

Depois da pequena exposição, a canção entrou para a trilha da série Malhação da Rede Globo. A partir daí a música começou a ser pedida em todas as rádios brasileiras. No mesmo ano, ganhou no programa Domingão do Faustão o prêmio de melhor música do ano.

Depois, embalou um comecial da Chevrolet, e sendo assim, permaneceu por várias semanas entre as mais tocadas nas rádios até o lançamento do segundo single, Porta Aberta, que também dá nome ao seu álbum de estreia. Não diferentemente da primeira música de trabalho, repetiu o sucesso, graças também a exposição como trilha do filme de Renato Aragão, Didi Quer Ser Criança. Terminou o ano de 2004 também com a música entre as mais tocadas.

Tô Nem Aí levou também supreendentemente Luka ao primeiro lugar da parada dance na Alemanha, na MTV Italiana, e seu lançado também em terras norte-americanas. Isso tudo graças ao popular remix da música que alavancou a carreira da cantora.

Depois de sumir da mídia, devido ao nascimento de sua primeira filha, Luka retornou com seu segundo álbum, Sem Resposta, cujo primeiro single, também chamado de Sem Resposta, teve alguma divulgação nas rádios. Neste álbum Luka apresenta um som mais levado ao . O disco conta com onze faixas, sete de autoria total da cantora. Foi produzido em três meses, e também traz composições de outros artistas gaúchos.

Editado por Ya200n em Abr 17 2011, 14h45

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 3. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links