Biografia

Lionel começou sua carreira profissional ao lado do grupo The Mystics, que dois anos depois mudou o nome para The Commodores e chegou a ser um dos conjuntos de soul de maior sucesso na década de 70.

Já no início dos anos 80 veio ‘Endless Love’, uma composição de Richie para o filme Amor Sem Fim (1981). A música, gravada em parceria com a cantora Diana Ross, é até hoje um dos temas musicais mais vendidos na história do cinema. O nome do autor da canção ficava cada vez mais conhecido.

Dois anos depois, o inevitável aconteceu. Lionel partiu rumo a carreira solo, com o seu primeiro LP, auto-intitulado. Em 1983, ele lança Can’t Slow Down, em que as faixas ‘Hello’, ‘Penny Lover’ e ‘Stuck on You’, chegam às primeiras colocações das paradas. O resultado: sete milhões de cópias vendidas, que fizeram deste o período talvez mais marcante de sua trajetória.

Outro fato relevante em sua história e a composição de “We are The World”, composta em parceria com Michael Jackson e produzida por Quincy Jones, virou tema mundial de uma campanha encabeçada pelos maiores nome do pop, em benefício da população africana vítima da AIDS.

Ao longo de sua carreira, que já soma mais de vinte anos, são contabilizados dez títulos em sua discografia oficial. O seu último disco, Coming Home (2006), traz Richie novamente em grande forma.

Editado por DiegoMJJ em Fev 4 2008, 16h16

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 2. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.