Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Laurel Aitken

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Laurel Aitken, também conhecido como “padrinho do ska”, (Havana, 1925 — 2005) foi um músico jamaicano.

Nascido em Cuba, filho de pai jamaicano e mãe cubana, foi para a terra do ska aos oito anos de idade. Na Jamaica, participou de concursos de novos talentos, para turistas que visitavam o Caribe até, ainda muito jovem, se firmar como uma das vozes mais queridas da ilha naqueles anos. Com “Boogie in my bones”, single lançado pela então iniciante gravadora Island, de Chris Blackwell, permanceu treze semanas no topo das paradas de sucesso. Segundo Toni Face, da Liquidator Music, “Laurel Aitken viu passar todas as modas e estilos importados e nascidos na Jamaica. Gravou de tudo. Mento, calypso, jazz, boogie, rhythm and blues, ska, bluebeat, reggae, rock steady, skinhead reggae, roots, deejay, toasting, lovers e outros estilos mais.”

Nos anos 60, imigrou para a Inglaterra. O rude boy consagrou então temas como “Sally Brown” e “It’s Too late” entre outros. Laurel foi também responsável pela popularização do bluebeat (como os ingleses denominavam o ska jamaicano). Foi o artista principal do selo de mesmo nome, disputadíssimo por colecionadores de ska e reggae de todo o mundo. Durante os anos 70 flertou com a temática rastafari (em “Rasta man power”), mas definitivamente se consagrou com um heroi do skinhead reggae (em “Skinhead train”) e da nova geração de rude boys, agora ingleses, durante os anos da 2 tone Records.

Vídeos

Principais álbuns

Tendência musical

104.781ouvintes no total
1.081.243scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes