Biografia

La Prohibida é uma das drag queens mais famosas da Europa. Destaca-se por seus trabalhos no cinema e por seu visual retrô, inspirado nos movimentos glam rock e new wave e em filmes cult, como Barbarella e Rocky Horror Picture Show. Mas foi através da música que a artista madrilena ganhou notoriedade no circuito alternativo internacional.

La Prohibida, que se autodenomina como uma “cantora-travesti”, participa da produção de todas suas músicas, que são um electropop minimalista de letras românticas. “Flash”, seu primeiro álbum, foi lançado em 2005 e, além da faixa homônima, trazia “Amor Electrico” e “No Busques Compañia”, hits nas paradas européias. Foi líder de downloads na Espanha, muito bem falado na crítica, e, devido ao sucesso, teve o seu relançamento em 2006 e 2007, com novas roupagens, músicas inéditas e versões em inglês e francês. Suas influências vão de Kraftwerk, David Bowie e Pet Shop Boys a Air e Vive La Fête.

Em 2009, lança seu segundo álbum, “Señor Kubrick, ¿Qué Haría Usted?”. Mais profundo que o primeiro, com temas tecnológicos e futuristas que remetem à ficção científica, o título faz referência ao cineasta americano Stanley Kubrick, do qual La Prohibida é fã. “Terechkova”, o primeiro single, é dedicado à astronauta russa Valentina Terechkova, primeira mulher a viajar para o espaço, e já foi muito bem recebido nas pistas européias.

O nome que consta em sua cédula de identidade é Amapola López, nascida em 1979, na cidade de Cadiz, sul da Espanha. A personagem surgiu ainda na época em que estudava tradução de idiomas, na Itália. Em 1996 foi para Madri, onde iniciou sua carreira de performer e começou a organizar uma das festas mais divertidas da cena gay local, a “El Plan Travesti”.

Atualmente, é uma das presenças principais da Europride (parada do orgulho LGBT que a cada ano acontece em uma cidade européia diferente), participou de diversos festivais e concorreu a representar a Espanha na Eurovision 2009, maior competição musical da Europa. Entre 2007 e 2008, fez turnês pela Itália, França, Estados Unidos e diversos países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia e México, e já está com datas marcadas para o Brasil e Portugal, ainda no primeiro semestre de 2009.

Editado por lecaracortada em Mai 27 2009, 21h04

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links