Biografia

Keiko Matsui, nascida em Tokio como Keiko Doi em 26 de julho de 1963, é uma tecladista e compositora de smooth jazz/new age. Em três décadas de carreira, lançou vinte CDs (somados a várias compilações) e foi aclamada internacionalmente.
Keiko e seu marido Kazu Matsui têm duas filhas. Maya e Mako.

Emiko, mãe de de Keiko Doi presenteou à sua filha, sua primeira aula de piano após seu décimo quinto aniversário. A tradição japonesa resguarda que uma criança que comece as aulas nesta época, continuará seus estudos por um longo tempo. A tradição permaneceu para Doi, que estudou piano durante todos os anos de escola. Muito embora seus primeiros ensaios tenham sidos focados em música clássica. Algumas de suas influências musicais naquele momento incluiam Stevie Wonder, Rachmaninov, Maurice Jarre e Chick Corea.

Doi estudou na Universidade japonesa para mulheres (日本女子大学, nihon joshidaigaku), mas também continuou a estudar música na Fundação Musical Yamaha. Doi foi a melhor aluna no sistema Yamaha e foi escolhida aos dezessete anos para gravar suas composições. Assim ela se tornou parte do grupo japonês jazz fusion.

Aos dezenove anos, Yamaha enviou Doi à América para gravar um álbum, e lá, ela conheceu Kazu Matsui, que foi selecionado como produtor do projeto. Eles casaram, e Keiko mudou-se do Japão para a América. Kazu Matsui produziria todos os futuros álbuns da esposa.

Em 1987 Matsui gravou seu solo “A Drop of Water” usando o dinheiro de sua lua de mel. O título do álbum, nome de uma música de Carl Anderson, em memória daqueles que morreram no desastre do ônibus espacial Challenger no ano anterior. Este sucesso a levou a um contrato com a MCA Records.

Editado por julio_alexandre em Jan 18 2008, 16h34

Fontes

Versão brasileira do conteúdo de Wikipedia

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.