Biografia

Keb’ Mo’ , nascido Kevin Moore em 13 de outubro de 1951, em Los Angeles, Califórnia, é um dos maiores nomes atuais do blues.

Começou tocando tambor de ferro e contrabaixo em uma banda de calypso (estilo de música afro-caribenho originário de Trinidad e Tocago). Nos anos 70, seguiu em frente sendo músico de apoio para várias bandas; Tocando, inclusive, com o violinista do Jefferson Airplane, Papa John Creach, em seu projeto solo.

Seu primeiro lançamento saiu em 1980 pela Chocolate City Records, foi Rainmaker. Passou inúmeros anos tocando com a banda Whodunit Band. Fez jams com Albert Collins e Big Joe Turner ao longo deste tempo e acabou sendo reconhecido como um genuíno talento que guardava as raízes do blues em seu sangue.

Em 94, lança seu primeiro álbum, o auto-intitulado Keb’ Mo’, que trazia dois covers do mestre Robert Johnson, sua maior influência, de acordo com o próprio Moore. Em 96, lança Just Like You, álbum cheio do ritmo do delta, contando com as participações especiais de Bonnie Raitt e Jackson Browne e lhe rendeu seu primeiro Grammy. Em 99, vem seu segundo Grammy com o álbum Slow Down, que tinha uma música em tributo a Muddy Waters (auto-intitulada) e uma nova versão de uma antiga música sua, Rainmaker.

Em 2000, Keb’ Mo’ lançou mais dois novos álbuns: The Door e Big Wide Grin, um álbum destinado para crianças, trazendo algumas músicas que marcaram a infância de Keb’ e também algumas de suas próprias composiçõs. Em 2004 lançou, novamente, dois álbuns: Keep It Simple (que lhe rendeu seu terceiro Grammy) e Peace… Back By Popular Demand. Em 2006, vem seu oitavo álbum, Suitcase. Em 2009, lança seu álbum ao vivo.

Keb’ Mo’ também teve algumas aparições em cinema, tendo interpretado Robert Johnson no documentário Can’t You Hear The Wind Howl? de 1998. Fez 3 participações especiais no seriado O Toque de um Anjo (Touched By An Angel). Teve outra participação especial no seriado Nos Bastidores Do Poder (West Wing). Em 2007, apresentou-se no Sundance Film Festival. E no mesmo ano, interpretou um espírito Possum no filme Honeydripper, de John Sayles.

Keb’ Mo’ também teve atuações em movimentos políticos, como o No Nukes group, que era contra a expansão da energia nuclear. Além de ter tocado na turnê do Vote for Change em 2004, cujo objetivo era fazer as pessoas se registrarem e votarem contra George W. Bush e a favor de John Kerry.

Editado por Funk3dUp em Abr 7 2010, 16h43

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 2. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.