Teenage Dream é o segundo álbum de estúdio de música e oficialmente o terceiro da carreira da cantora e compositora estadunidense Katy Perry. Seu lançamento mundial ocorreu em 30 de agosto de 2010, pela gravadora Capitol Records. O disco foi gravado entre janeiro e abril de 2010 e produzido por Dr. Luke, Max Martin, Greg Wells, Tricky Stewart, Benny Blanco e Stargate; Perry ainda participou como co-compositora em todas as faixas do álbum.

O disco gerou seis singles bem sucedidos comercialmente. Os cinco primeiros alcançaram o topo da parada Billboard Hot 100, tornando Teenage Dream o segundo álbum da história da Billboard a conseguir tal feito. Diante disto, Katy Perry converteu-se na única mulher em 53 anos a alcançar tal marca - e a segunda artista após Michael Jackson, o primeiro e até então único cantor a emplacar cinco canções de seu álbum Bad, de 1987, no primeiro lugar.

O primeiro single do álbum, California Gurls (feat. Snoop Dogg), foi lançado nas rádios norte-americanas em 7 de maio de 2010 e apresenta a participação do rapper californiano Snoop Dogg. A canção ficou na primeira posição das paradas musicais da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, com um total superior a 3 milhões de downloads digitais no iTunes.

A faixa-título foi lançada como segundo single oficial em 23 de julho no seu canal do YouTube e no iTunes, dando à cantora um recorde de execuções da canção em 87 rádios norte-americanas em apenas poucos dias após seu lançamento.

Para terceiro single foi escolhida a canção Firework, cujo lançamento ocorreu em 26 de outubro. A música foi certificada como Disco de Platina na Austrália pela Australian Recording Industry Association (ARIA), vendendo mais de 70.000 cópias em 7 semanas.

O quarto single do disco, E.T. (feat. Kanye West), foi oficialmente lançado a 16 de fevereiro de 2011 e a versão para as rádios tem participação do cantor Kanye West. A faixa fez com que Perry se tornasse a primeira artista da história a ficar um ano completo no top 10 da principal parada de singles da Billboard. Além disso, a música comercializou mais de 4 milhões de cópias, sendo a mais vendida do primeiro semestre de 2011.

Last Friday Night (T.G.I.F.) foi divulgado como quinto single do álbum a 6 de junho de 2011 e, assim como todos os seus antecessores, também surgiu no topo das paradas Hot Digital Songs e Hot Dance Club Songs. Além disso, quando atingiu o primeiro lugar do gráfico Pop Songs, a faixa tornou seu CD o primeiro na história dessa parada a colocar cinco singles na primeira posição, ultrapassando o recorde do disco FutureSex/LoveSounds de Justin Timberlake, com quatro singles no topo.

The One That Got Away foi lançado como a sexta canção de trabalho do disco em 28 de setembro de 2011.

Editado por Ya200n em Nov 21 2011, 18h57

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Você está vendo a versão 13. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.